Como neutralizar o ácido clorídrico 34%

••• matières corrosives image by choucashoot from Fotolia.com

O ácido clorídrico, também conhecido como ácido muriático, apresenta muitas aplicações industriais, domésticas e na agricultura, como na limpeza e decapagem de alvenaria para pintura. A neutralização desse ácido é um passo final importante em qualquer operação que o envolva, pois o ácido clorídrico 34%, a concentração preferida para resultados profissionais eficazes, é altamente corrosivo. A cal é uma boa opção para neutralizá-lo, pois ela é barata e está prontamente disponível em lojas de jardinagem.

Passo 1

Dissolva 1 copo de cal a cada litro de água em um balde plástico para cada litro de solução de ácido clorídrico 34%. Use um agitador de madeira para garantir que a cal seja dissolvida na água.

Passo 2

Coloque a solução na área tratada com ácido clorídrico. Faça isso gentilmente para evitar que seja espalhada.

Passo 3

Continue acrescentando a solução de cal até que ela não borbulhe em contato com a área tratada. Qualquer borbulhamento indica a presença de ácido.

Passo 4

Desligue a mangueira quando a neutralização estiver completa.

Passo 5

Disponha de qualquer ácido clorídrico inutilizado colocando-o em um balde de plástico com a solução de cal.

Passo 6

Teste o ácido clorídrico inutilizado neutralizado acrescentando uma pequena quantidade de cal à solução. Qualquer borbulhamento indica que a solução ainda está ácida.

Mais recentes

×