Como neutralizar o gosto de queimado de uma sopa

••• vegetable soup image by kuhar from Fotolia.com

Boa especialmente em dias frios, a sopa é um prato fácil e versátil. No entanto, se você a esquece no fogão um desastre pode acontecer. Como a sopa tem uma base líquida, o gosto de queimado se move rapidamente por todo o prato. Diferente da carne ou dos vegetais, onde você pode remover facilmente a parte queimada, toda a sua sopa pode ficar com gosto de queimado. Felizmente, existem soluções que você pode experimentar para resolver esse problema antes de começar do zero.

Passo 1

Apague o fogo e pare imediatamente de mexer. Ao mexer a sopa você espalha as partículas, bem como o gosto de queimado por toda a sopa.

Passo 2

Encha a pia com água suficiente para cobrir 1/3 da sua panela de sopa; coloque a panela na água fria. A ideia é esfriar rapidamente a sopa e evitar que ela continue queimando. Tenha cuidado para não derramar água dentro da panela.

Passo 3

Passe 1/3 da sua sopa para uma panela limpa. Tire por cima, já que a sopa próxima do fundo estará com mais gosto de queimado. Evite o fundo queimado da panela. Prove o restante de sopa que ficou na panela; se houver apenas um médio sabor de queimado, passe mais um pouco para a outra panela. Descarte o que restar na primeira panela.

Passo 4

Misture 1 colher de sopa de manteiga de amendoim na nova panela. Prove para ver se ainda o gosto de queimado se foi. Se não, adicione outra colher de sopa de manteiga de amendoim. Lentamente, aqueça a sopa para ajudar com que a manteiga de amendoim se misture a sopa. Se o gosto de queimado permanecer, adicione temperos como caril em pó, alho, mostarda, molho picante ou sabor de defumado para disfarçar o gosto. Salpique um pouco de canela na sua sopa se ela for de carne de bovina ou de porco.

Mais recentes

×