×
Loading ...

Como organizar um debate público para discutir questões políticas

As reuniões para realizar debates públicos são vitais no campo da política. Esses eventos podem ser organizados e apresentados por qualquer grupo ou estrutura organizada. O objetivo deles é apresentar dois pontos de vistas antagônicos sobre questões políticas. Essas reuniões podem ser organizadas para discutir situações em âmbito municipal, estadual ou federal, devendo ser abertas ao público em geral. Elas podem ocorrer em ambientes acadêmicos ou em associações de estudantes. Os cidadãos são incentivados a comparecer aos debates, podendo observar as discussões travadas entre os participantes.

Instruções

Prepare-se com antecedência, para participar de um debate público (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Procure saber quais são as regras com antecedência. Consulte os organizadores da reunião e obtenha todas as informações necessárias para participar do debate. Essas regras poderão variar, dependendo da organização que estiver realizando o evento. As normas poderão determinar a restrição das discussões para apenas os temas em pauta e limitar o número de perguntas e o tempo para proferir as respostas, para cada participante. Prepare os seus argumentos, de acordo com as imposições estabelecidas pelos organizadores e moderadores.

    Loading...
  2. Pesquise sobre o caso a ser discutido e encontre informações relevantes sobre os temas que serão debatidos. Preste atenção especial em relação à documentação utilizada como elemento de prova, como documentos políticos e estudos acadêmicos, pois eles deverão ser utilizados para justificar o seu ponto de vista. Adote uma argumentação sólida, consubstanciada em posições inovadoras, que utilize elementos comprobatórios para completar e validar a sua linha de raciocínio.

  3. Organize os casos que serão discutidos, relativos aos temas políticos e outras questões de interesse público. Essas questões são temas de grande repercussão, que geram muitos questionamentos, como, por exemplo: "O Brasil está perdendo a guerra contra o tráfico de drogas" ou "Quais os reflexos do aquecimento global para o Brasil?". Discutir sobre como o processo de pacificação das comunidades carentes deve ser feito e sobre a regulamentação das emissões de gases que causem o efeito estufa também são bons exemplos. Use a sua pesquisa, aliada aos fatos e dados importantes, para elaborar os seus argumentos.

  4. Prepare-se para assumir posições afirmativas e negativas. Sustente as suas ideias diante de todas as questões, mantendo-se firme, de acordo com a linha de raciocínio adotada. Concorde com as posições que você apoie e adote uma postura negativa diante das políticas sobre as quais não concorde. Esteja pronto para apoiar com as suas palavras todas as posições que pretendam uma solução, negando a posição contrária com a força dos seus argumentos. Desenvolva respostas e profira declarações claras e concisas, que o faça se sobressair durante o debate.

Loading...

Dicas

  • A maioria dos debates públicos não permite utilizar pesquisas ou notas durante o evento, propriamente dito. Portanto, prepare-se com sabedoria.

O que você precisa

  • Entrevistas
  • Redações
  • Periódicos
  • Jornais
  • Artigos
  • Notas
  • Documentos sobre política

Referências

Loading ...
Loading ...