Perigos dos utensílios de cozinha de nylon
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O nylon é utilizado na fabricação de utensílios de cozinha como espátulas, batedores e colheres em múltiplas cores e formados, e estes utensílios são muitas vezes vendidos em conjuntos. Se você possui alguns deles ou está pensando em adquiri-los, deve saber que podem apresentar perigos, especialmente caso sejam derretidos.
Diaminofenilmetano
Diaminofenilmetano, também conhecido com DDM ou metilenodianilina, é uma substância química algumas vezes utilizada como enrijecedor para epóxi. Traços desta substância são utilizados em alguns utensílios de nylon, principalmente os pretos. Apesar de a exposição a este químico oferecer pouco ou nenhum risco, sua presença em plásticos utilizados na preparação de alimentos gera certa preocupação. Muitos dos utensílios de nylon nos quais se encontrou DDM são fabricados na China.
Preocupações específicas
Uma certa forma de DDM é listada como carcinogênica pela CDC. Pesquisadores do Centro para Controle e Prevenção de Doenças estudaram o assunto por diversos anos e determinaram que a exposição a DDM pode causar tumores em ratos, assim como cirrose e tumores hepáticos. Mais recentemente, após o recall de diversos utensílios de cozinha por níveis muito altos de DDM, a União Europeia se pronunciou contra o uso dessa substância em utensílios para o preparo de alimentos devido ao risco potencial de câncer. O risco é pequeno, uma vez que os ratos estudados no experimento receberam diretamente dosagens muito altas, mas ainda assim existe.
Faixa de temperatura
Nem todos os utensílios de nylon apresentam a mesma resistência à temperatura. Se você comprar um utensílio de baixa resistência ao calor, o plástico pode derreter e contaminar os alimentos. Quando for escolher instrumentos de nylon, sempre verifique a faixa de temperatura indicada na embalagem. O produto deve estar apto a resistir a até 250ºC. Se você não encontrar uma indicação de temperatura no rótulo, o utensílio provavelmente não é temperado, o que indica baixa resistência. Nunca utilize instrumentos de nylon que já foram derretidos.
Quebras e rachaduras
Diferentemente dos utensílios de aço inoxidável, os de nylon podem quebrar facilmente. Quando isto ocorre, partículas de alimento podem se alojar em pequenas fissuras do utensílio e permanecer lá, mesmo após uma higienização cuidadosa. Quando estas partículas apodrecerem, poderão contaminar outros alimentos frescos se você continuar utilizando o instrumento ao preparar refeições no futuro. Se notar quebras ou fissuras em seus utensílios de nylon, descarte-os imediatamente.
Referências
- Food Safety Authority of Ireland: Perigos do nylon preto dos utensílios de cozinha em relação a migração de aminar aromáticas primárias [em inglês]
- Seatlle PI: Alerta sobre utensílios de cozinha [em inglês]
- Centers for Disease Control and Prevention: 4,4 - Diaminodifenilmetano (DDM) [em inglÊs]
- University of Nebraska Lincoln: Segurança nos utensílios de cozinha: Recipientes, garrafas e outros [em inglês]
- Centers for Disease Control and Prevention: 4,4'- Metilenodianilina [em inglês]
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images