Como plantar um baobá a partir de uma semente

Plante seu próprio baobá com uma semente

Kim Steele/Photodisc/Getty Images

O baobá é uma árvore perene, nativa da África, que produz flores brancas e frutos utilizados medicinalmente. Ela possui um tronco espesso e curto, com galhos que se parecem com raízes, e criar uma a partir de sua semente é um projeto simples para se fazer em casa. Porém, apesar de não precisarem de muito cuidado ou manutenção, a taxa de germinação das sementes é bastante baixa, sendo necessário plantar várias sementes para melhorar o sucesso.

Step 1

Misture partes iguais de areia grossa, areia limpa e substrato no pote grande. Preencha a bandeja de germinação com a mistura de solo.

Step 2

Coloque a bandeja em cima de um tapete térmico para sementes e regule-o para temperaturas entre 60 e 65 °C. O tapete aquecerá o solo, reduzindo o risco de não germinação.

Step 3

Raspe a superfície das sementes de baobá com um lixador de unha, mas somente o suficiente para expor a camada interna branca que elas possuem. Esse processo é conhecido como escarificação.

Step 4

Encha um pote com água fria e deixe as sementes de molho por 72 horas. Remova-as da água e enterre-as 2,5 cm no solo aquecido da bandeja.

Step 5

Umedeça uniformemente o solo com água morna. A água fria pode causar o amortecimento das sementes.

Step 6

Posicione a bandeja de germinação em um local onde ela receba luz indireta, como em uma janela.

Step 7

Continue a regar as sementes com água morna uma vez durante a manhã e outra durante a tarde.

Step 8

Quando brotarem e estiverem acima do solo, aumente gradualmente a quantidade de luz a que elas são expostas por uma semana, a cada dia.

Step 9

Mova as mudas para o exterior, em uma área em que recebam sombra parcial durante a tarde, quando elas tiverem alcançado uma altura de pelo menos 40 a 50 cm. Trabalhe o solo com uma pá até uma profundidade de 30 cm e remova todas as sementes que encontrar.

Step 10

Incorpore uma camada de 5 a 10 cm de partes iguais de areia limpa e cascalho ao solo trabalhado. Plante uma muda de baobá no solo e regue-o quando estiver ficando seco.

×