Como plantar um baobá a partir de uma semente

Kim Steele/Photodisc/Getty Images
O baobá é uma árvore perene, nativa da África, que produz flores brancas e frutos utilizados medicinalmente. Ela possui um tronco espesso e curto, com galhos que se parecem com raízes, e criar uma a partir de sua semente é um projeto simples para se fazer em casa. Porém, apesar de não precisarem de muito cuidado ou manutenção, a taxa de germinação das sementes é bastante baixa, sendo necessário plantar várias sementes para melhorar o sucesso.
Step 1
Misture partes iguais de areia grossa, areia limpa e substrato no pote grande. Preencha a bandeja de germinação com a mistura de solo.
Step 2
Coloque a bandeja em cima de um tapete térmico para sementes e regule-o para temperaturas entre 60 e 65 °C. O tapete aquecerá o solo, reduzindo o risco de não germinação.
Step 3
Raspe a superfície das sementes de baobá com um lixador de unha, mas somente o suficiente para expor a camada interna branca que elas possuem. Esse processo é conhecido como escarificação.
Step 4
Encha um pote com água fria e deixe as sementes de molho por 72 horas. Remova-as da água e enterre-as 2,5 cm no solo aquecido da bandeja.
Step 5
Umedeça uniformemente o solo com água morna. A água fria pode causar o amortecimento das sementes.
Step 6
Posicione a bandeja de germinação em um local onde ela receba luz indireta, como em uma janela.
Step 7
Continue a regar as sementes com água morna uma vez durante a manhã e outra durante a tarde.
Step 8
Quando brotarem e estiverem acima do solo, aumente gradualmente a quantidade de luz a que elas são expostas por uma semana, a cada dia.
Step 9
Mova as mudas para o exterior, em uma área em que recebam sombra parcial durante a tarde, quando elas tiverem alcançado uma altura de pelo menos 40 a 50 cm. Trabalhe o solo com uma pá até uma profundidade de 30 cm e remova todas as sementes que encontrar.
Step 10
Incorpore uma camada de 5 a 10 cm de partes iguais de areia limpa e cascalho ao solo trabalhado. Plante uma muda de baobá no solo e regue-o quando estiver ficando seco.
Referências
Dica
- Deixar as sementes de molho e escarificá-las irá permitir que a umidade entre pelas camadas duras de proteção da semente e alcance o interior do embrião, resultando em uma germinação muito mais rápida e efetiva.
Sobre o Autor
Rachel Turner has been writing professionally since 2000, focusing on gardening and home improvement topics. Her articles have appeared online at SlowTravel and in publications such as the "Arkansas Gardeners," "One Step Ahead" and "Writers Now." Turner holds a Bachelor of Arts in English from Arkansas State University.
Créditos Fotográficos
Kim Steele/Photodisc/Getty Images