×
Loading ...

Como fazer uma ponte resistente com palitos de sorvete

Porta-lápis, casinhas em miniatura e molduras de porta-retrato geralmente possuem um elemento em comum, especialmente se feitos à mão. O palito de sorvete, ou palito para artesanato, pode ser um ótimo material para construir esses itens. Ao fazer uma estrutura que será usada várias vezes, é preciso que ela seja durável. Se você estiver construindo uma ponte para brincar, é bom que ela seja capaz de resistir ao uso. Construa a ponte com cuidado e ela poderá aguentar até 20 kg.

Instruções

Use palitos de sorvete para outras coisas além de fazer picolé (boy playing with popsicle image by sonya etchison from Fotolia.com)
  1. Coloque nove palitos em sua frente; usando tesouras afiadas, quebre ou corte três deles na metade. Coloque três palitos inteiros com o lado plano para baixo. Espalhe uma camada de cola sobre eles, usando o dedo para espalhar de forma homogênea. Isso irá completar a primeira camada de uma viga, com a qual você irá construir a ponte.

    Loading...
  2. Empilhando como um bolo com a cola como recheio, coloque um dos palitos partidos sobre a camada de três. Deixe todos os lados alinhados com o primeiro palito. Acrescente outro palito inteiro a esse palito pela metade, ligando a conexão da primeira camada. Acrescente outro palito inteiro em seguida, depois outro pela metade. Isso completa a segunda camada da viga.

  3. Assim como na primeira camada, use seus dedos para espalhar cola sobre a segunda. Agora você irá começar uma terceira camada com um palito inteiro, colocado de forma alinhada com o topo da segunda camada, rente aos lados. Acrescente um palito pela metade, depois um inteiro e outro pela metade. Isso completa a terceira camada da viga. Ela deve ter dois lados lisos, planos, que mostrem apenas a camada superior e a inferior, e dois lados irregulares mostrando as camadas. Deve ter três palitos de comprimento e três de espessura.

  4. Segure a viga contra a régua e prenda-a com um elástico, de forma que ela fique reta. Crie quatro vigas longas dessa forma.

  5. Usando o mesmo processo para a primeira viga, escolha seis palitos, quebrando um deles na metade. Coloque dois palitos inteiros na superfície de trabalho. Use seus dedos para espalhar uma camada espessa de cola sobre essa primeira camada. Acrescente um palito quebrado sobre um dos inteiros, alinhado nos lados, criando o começo da segunda camada, como num bolo. Acrescente um palito inteiro a essa segunda camada, ligando o ponto de conexão da primeira camada, e depois acrescente mais um palito pela metade na ponta da segunda camada.

  6. Espalhe uma camada da cola sobre a segunda camada com o dedo. Acrescente uma terceira camada, composta de dois palitos inteiros. Segure a viga contra a régua e prenda-a com um elástico, de forma que ela seque reta. Crie duas dessas vigas curtas.

  7. Pegue uma viga curta e uma longa. Coloque-as ponta a ponta, com o lado plano para baixo, na mesa. Pegue doze palitos. Use seis deles para criar três triângulos conectados no topo. Cole, depois use outros seis para criar triângulos combinando do outro lado, dobrando a força da estrutura. Crie mais uma parede dessa forma, e segure os palitos juntos entre dois livros pesados até que a cola seque.

  8. Coloque as duas vigas longas restantes na mesa, com o lado plano para baixo. Monte 33 palitos no topo, criando uma estrada. Cole-a e deixe-a prensada entre os livros até secar.

  9. Prenda a parede à estrada em ângulo reto. Cole bem e segure até que seque.

  10. Escolha nove palitos e coloque-os no topo da estrutura, conectando as paredes em forma de "Z". Cole bem e deixe secar.

  11. Acrescente cola extra para conectar qualquer ponto que pareça frágil, como as juntas entre a estrada e as vigas. Deixe secar completamente.

Loading...

O que você precisa

  • 114 palitos de sorvete
  • 3 livros pesados
  • Régua
  • Cola de madeira
  • Elásticos
  • Lixa

Referências

Loading ...
Loading ...