Como texturizar sobre madeira

Texturizar paredes pode ser uma ótima forma de embelezar o ambiente interno

interior #9 image by turkinson from Fotolia.com

Você pode texturizar sobre madeira — se desejar fazer um painel parecer uma parede comum, texturizar sobre madeira compensada ou melhorar o visual interno da casa, aplicar texturas sobre a madeira é parecido ao mesmo processo sobre "drywall". Há algumas diferenças que se deve conhecer.

Como texturizar sobre a madeira

Step 1

Passe o primer sobre todas as superfícies amadeiradas antes de texturizar. Em cedro ou pau-brasil, use um primer oleoso, ou a superfície da madeira ficará manchada mesmo com a textura e a tinta. A textura não aderirá bem a madeiras brilhantes, e por essa razão se deve passar o primer para que haja uma boa aderência. A maioria dos tipos de madeira é mais absorvente do que o gesso ou a drywall. Para uma aplicação em spray ou à mão, é provável que se desfaça depois. Aplique o primer e deixe-o secar pelo tempo necessário antes de aplicar a textura.

Step 2

Preencha os espaços e sulcos no painel de madeira com a textura, depois de aplicar o primer. Use uma faca de 10 cm para aplicar o gesso em cada sulco. Tente não causar muito excesso nas bordas. Como o gesso encolhe à medida em que seca, deverá fazê-lo duas vezes, deixando que seque entre as aplicações. Use uma lixa para suavizar o acabamento. Ignore este passo se planeja aplicar uma textura que seja consideravelmente pesada e à mão, mas caso queira aplicar uma textura em spray, as áreas não lixadas ficarão à mostra.

Step 3

Compre ou alugue um spray texturizador para madeira. Faça uma textura descascada ou ondulada (busque as instruções de uso para de textura, para usá-las da maneira mais adequada a cada acabamento) ou um abate, no qual utiliza o spray na textura e então o aplana com uma faca de drywall de 15 a 25 cm. A textura por spray pode gerar uma bagunça e você vai precisar de muita cobertura plástica e fita adesiva para cobrir frestas de portas, tomadas elétricas, pisos, janelas e tudo o mais antes de começar. Caso não esteja texturizando o teto, lembre-se de cobri-lo também. A textura seca pode ser limpada com trapos úmidos, o que pode consumir bastante tempo e causar bagunça, chegando a poder arruinar algumas superfícies. Cobrir bem os locais necessários é o melhor ataque.

Step 4

Afine a textura de acordo às recomendações do fabricante antes de correr com o spray texturizador. Você precisa de, no mínimo, dois baldes limpos e um bico de mescla para que a broca seja capaz de misturar a textura. Use um para mesclar a textura e outro cheio de água limpa, no qual deixará o resto de bicos da broca e outras ferramentas, para prevenir que se ressequem entre os usos.

Step 5

Pressione de forma leve e homogênea quando aplicar a textura em spray. Lembre-se de que sempre poderá voltar atrás e completar as partes que são leves demais, mas ir pesado demais em qualquer área é uma verdadeira bagunça. Use pinceladas longas e fluídas. Seja especialmente cuidadoso em não aplicar demais nos cantos.

Step 6

Aplicar texturas à mão é mais demorado, mas você pode alcançar efeitos muito diferentes. Para fazê-lo, é mais fácil comprar a mistura pronta para gesso, que já tem uma consistência adequada. Encha a bacia com o suficiente para fazer em uma área grande. Uma faca para drywall de 15 cm é geralmente a melhor ferramenta para colocar uma textura mediterrânea pesada. Trabalhe com padrões e áreas aleatórios para que não crie pontas ou linhas na junção das áreas já trabalhadas. Faça uma parede completa por vez, caso seja possível.

Step 7

Aplique primer sobre todas as texturas terminadas antes de aplicar a pintura com selante para drywall ou PVA. Mesmo que a superfície subjacente tenha recebido o primer, a textura também necessita uma cobertura para que a tinha finalizada seja lavável e tenha sua melhor aparência.

eHow Brasil
×