Como preparar a instrumentação para procedimentos com compósitos dentais

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

As restaurações com compósitos (resinas compostas) dentais estão tornando-se mais amplamente aceitas por dentistas e pacientes que as tradicionais restaurações com amálgama (prata). Isto porque as resinas compostas combinam com a cor natural dos dentes, além de serem capazes de aderir diretamente a eles. As resinas compostas tipicamente são colocadas nos dentes da frente por razões estéticas. Todavia, a composição dessas resinas continua a melhorar, permitindo que tornem-se resistentes o suficiente para serem colocadas também nos dentes do fundo, segundo "Torres and Erlich Modern Dental Assisting" (Assistência Dental Moderna de Torre e Erlich).

Montagem de instrumentação para procedimento de restauração com compósito

Passo 1

Guarneça a bandeja com anestésico tópico e aplicador com ponta de algodão, juntamente com uma seringa de anestésico local com agulha descartável e tubo anestésico para a sedação do paciente. Organize o dique de borracha, perfurador, arco porta-dique, grampo, pinças, tesouras e fio de seda na bandeja (o dique de borracha faz o isolamento absoluto do dente ou dentes a ser trabalhados para controlar infecção e aumentar a eficiência).

Passo 2

Obtenha uma escala de cores para combinar a cor do material de resina composta com o dente ou dentes nos quais se trabalha. Disponha na bandeja dental escalas variadas da resina composta juntamente com uma seringa de inserção de cimento e fotopolimerizador para endurecer o material resinoso.

Passo 3

Coloque espelho, explorador e pinças para algodão na bandeja dental (a preparação da bandeja básica para qualquer procedimento dental). Reúna escavadores e outros instrumentos de corte manuais (como raspador ou cinzel), para remover a cárie dos dentes que estão sendo restaurados e polir as paredes da cavidade e assoalhos das preparações.

Passo 4

Se necessário, guarneça a bandeja dental com uma banda matriz e cunha, juntamente com o alicate de Howe (#110) para a colocação dessa cunha (a banda matriz cria uma parede temporária contra a qual a resina composta pode ser aplicada, enquanto a cunha a posiciona com firmeza). Além disso, coloque na bandeja dental ataduras de gaze com álcool, de 2,5 cm por 2,5 cm.

Passo 5

Obtenha a base, o revestimento, o primer, o "etchant" (agente de ataque ácido) e os materiais de colagem e disponha-os na bandeja. O revestimento e a base protegem a polpa do dente (a parte que contém os nervos e os vasos sanguíneos), enquanto o primer é um selante que previne a hipersensibilidade da restauração. O "etchant" remove a fina camada de resíduos do dente em preparação para a colagem que restaura a proteção ao dente.

Passo 6

Separe brocas de acabamento ou de diamante para fixá-las na peça manual de alta velocidade, que é usada para fazer o acabamento da restauração com resina composta. Além disso, disponha na bandeja dental discos médios e superfinos para polir a resina, juntamente com tiras abrasivas para polir os espaços entre os dentes. Guarneça a bandeja com pasta de polimento e taça de borracha.

Passo 7

A bandeja dental deve conter papel para registro oclusal e o porta-papel. Este é usado para verificar a mordida do paciente depois que a restauração com resina composta estiver posicionada.

Mais recentes

×