×
Loading ...

Como preparar o relatório de observação de um professor

Os relatórios de observação ajudam a julgar a efetividade de um professor e dão dicas de como melhorar. Eles podem ser utilizados também para julgar se você deve manter um professor ou demiti-lo. Para preparar o relatório, é necessário observar a aula do professor e categorizar seu comportamento. Os documentos fornecidos pela escola irão ajudá-lo durante o processo, que vai ser diferente de escola para escola.

Instruções

Os relatórios de observação de professores são vitais para o sucesso de um professor (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Permaneça na sala de aula com o professor pelo dia inteiro. Não interaja com ele ou com os alunos durante o processo de observação.

    Loading...
  2. Descreva as condições da sala, a limpeza e as decorações. Deve haver classes e guias apropriados nas paredes, por exemplo, gráficos do ABC para jovens alunos do ensino fundamental e tabelas periódicas para estudantes de ciências mais velhos.

  3. Observe se o professor está bem preparado. A preparação inclui todas as atividades do dia planejadas. Ele deve ter todas as folhas utilizadas em aula já impressas e quaisquer dispositivos tecnológicos necessários, como projetores, também preparados.

  4. Avalie o entendimento do professor sobre o currículo. Ele não deve cometer erros óbvios e precisa conhecer o currículo em profundidade. Anote se ele expressar alguma confusão ou se em algum momento algum aluno tiver que corrigir um erro.

  5. Observe como o professor apresenta o currículo, se é de maneira clara e eficiente e quais são as reações dos alunos a sua apresentação. É importante considerar que as reações podem variar dependendo das habilidades pessoais dos alunos, e não apenas da eficiência do professor.

  6. Controle o tempo e se o professor o utiliza bem em aula. Observe se ele está discorrendo sobre a matéria ou detendo-se demais sobre ela. Preste atenção no comportamento dos alunos e se eles entenderam a matéria.

  7. Monitore a interação do professor com os alunos. Ele deve ser educado e tratá-los com bondade e humildade. Anote qualquer ataque de raiva que ele eventualmente tiver ou se ele estiver zombando ou brincando com os alunos. Veja se ele sabe como lidar com problemas comportamentais.

  8. Use suas anotações para escrever o relatório nas suas fichas de observação. Refine suas observações em algumas informações-chave. Esses relatórios geralmente contêm um sistema de avaliação que deve ser aplicado através das suas observações.

Loading...

O que você precisa

  • Formulários do relatório de observação

Referências

Loading ...
Loading ...