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Problemas das juntas de cabeçotes de um veículo BMW

Atualizado em 19 julho, 2017

Apesar da BMW possuir uma das melhores engenharias do mundo e ser líder em muitos aspectos da indústria automotiva, muitos dos carros da fabricante podem sofrer de problemas de junta do cabeçote. Isso é causado por alguns fatores, como os BMWs parecem ter bombas de água, termostatos e radiadores que não duram muito tempo. Há algumas coisas que podem ser feitas para evitar que a junta do cabeçote deforme-se, bem como alguns sinais para checar, se considerar que ela tenha algum problema.

Juntas de cabeçotes dos veículos BMW podem apresentar alguns problemas (Zachary Mayne)

Causas

A junta do cabeçote geralmente falha devido a um sobreaquecimento no motor, que, por sua vez, faz com que ela se deforme. Se isso acontecer, a junta do cabeçote não sela o bloco do motor, permitindo que o líquido de arrefecimento se misture com o óleo. Um motor pode se superaquecer por várias razões. Se a bomba de água falhar, o líquido de arrefecimento para de circular do radiador para o motor, causando superaquecimento, se o problema não for diagnosticado a tempo. Se for o termostato, então o ventilador não ligará e isso causará o superaquecimento. A possibilidade menos provável é de um problema no núcleo de radiador, embora isso também aconteça.

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Identificação

Há vários sinais de que o BMW está com a junta do cabeçote queimada, como o medidor de temperatura sinalizando que o carro está funcionando superaquecido. Se a luz do líquido de arrefecimento acender, mesmo depois de fechado, ainda está vazando em algum lugar. Outra maneira de saber é abrindo a tampa do motor e revisando o óleo. Se a junta do cabeçote estiver queimada, o óleo estará misturado com o líquido de arrefecimento e terá uma aparência marrom leitosa. Se uma fumaça branca sair do tubo de escape, mesmo depois do carro estar aquecido, há uma boa possibilidade de haver problema.

Prevenção/solução

Há várias coisas que se pode fazer para garantir que o motor do BMW não sofra de junta de cabeçote queimada. É recomendável trocar a bomba de água a cada 96 mil km e substituir o termostato, se houver qualquer sinal de que o motor esteja esquentando. Apesar de radiadores serem caros, é uma boa ideia substituí-los a cada 160 mil km ou mais. Também é possível trocá-lo por um radiador de alumínio ou colocar uma bomba de água melhor. Também é bom trocar periodicamente o óleo de arrefecimento.

O que acontece se a junta do cabeçote estiver com defeito?

Se a junta do cabeçote de um BMW estragar, é difícil arrumá-la. A junta em si custa geralmente uns R$ 400, mas a remoção leva muitas horas. A maioria dos mecânicos cobra cerca R$ 3.000 pelo conserto.

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Referências

Recursos

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