×
Loading ...

Propriedades das estruturas metálicas

Na engenharia civil ou mecânica, as propriedades estruturais do aço são importantes para os engenheiros, especialmente quando o aço estrutural é utilizado na construção civil. Aços estruturais são geralmente sujeitos a cargas, mudanças de temperatura e outras condições que podem deformar o material, assim, os engenheiros devem conhecer as propriedades mecânicas e em que ponto o material não é mais funcional.

Prédio com aço estrutural (glasses and steel image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Limite de escoamento

O limite de escoamento mede a força mínima que cria deformações permanentes na estrutura do prédio. Já que esta medida é bastante fácil de se obter, ela é um parâmetro comum visto nas especificações de aço estrutural. O limite é testado determinando o deslocamento da curva de deformação de uma linha reta de referência. Quando ocorre a deformação permanente, isto significa que a estrutura do aço foi alterada. A medição pode ser plotada em um diagrama de tensão-deformação, que mostra a intersecção da curva tensão-deformação e a referência em linha reta. Um típico deslocamento para aço estrutural é de 0,2 por cento.

Loading...

Resistência à tração

A resistência à tração mede o valor de quanto ao alongamento puxado longitudinalmente, um pedaço de aço estrutural pode trabalhar antes de romper ou deformar permanentemente. Essa deformação permanente é chamada de ponto de ruptura. Este valor é determinado pela divisão da área ou secção transversal do aço estrutural pela quantidade de pressão aplicada ao material. A unidade de medida é expressa em N/m² (Newton por metro quadrado). O aço estrutural tem uma elevada resistência à tração quando comparado com outros materiais, como o concreto, por isso é um excelente material de construção. A resistência à tração do aço também é uma das propriedades mais medidas.

Elasticidade

Elasticidade mede o limite máximo que o material estrutural pode chegar sem se deformar permanentemente. Este limite é medido no ponto de deformação. Para testar a elasticidade do material, uma deformação permanente resultante da tensão sofrida devido ao uso funcional é aplicada no aço. Se um pedaço de aço estrutural ultrapassar seu limite elástico, mesmo que não apresente sinais de destruição, ele ainda pode ter danos ocultos permanentes que comprometem a integridade do material. A unidade de medida para esta propriedade mecânica é chamado de módulo de elasticidade de Young, em homenagem a Thomas Young, um cientista do século XIX da Grã-Bretanha e é expressada em N/m² (Newton por metro quadrado).

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...