×
Loading ...

Quais bebidas são feitas de trigo?

O trigo é cultivado em grande parte nas melhores terras agrícolas do planeta, em parte por seu valor como uma das culturas alimentares do mundo e, em parte, por seu papel como um grão destilado. O álcool produzido a partir de trigo tem uma série de usos industriais, além de ser utilizado na produção de várias bebidas alcoólicas.

Muitas vodcas são feitas de trigo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vodca

Há uma suposição de longa data de que a vodca é feita a partir de batatas e, historicamente, isso era verdade. Hoje em dia, no entanto, vodcas à base de batata são raras e a maioria é destilada a partir de grãos. Trigo, cevada e centeio são escolhas comuns, graças à sua ampla disponibilidade e baixo custo quando adquiridos em quantidades comerciais. Várias das vodcas mais conhecidas são destiladas a partir de trigo, incluindo marcas icônicas como Absolut, Stolichnaya e Ketel One. Muitas outras usam o trigo como parte de uma mistura com centeio e cevada.

Loading...

Gim

Gim é outro álcool de cereais claro e de sabor suave, como a vodca. A principal diferença entre gim e vodca é que o primeiro é aromatizado com bagas de zimbro e outros ingredientes aromáticos, que variam de um fabricante para outro. Gins premium são geralmente destilados a partir de misturas de trigo, centeio e cevada, mas os dois primeiros predominam, para dar à bebida um acabamento seco e suave. A versão holandesa, genebra, usa uma porcentagem maior de cevada para criar uma bebida com um sabor mais próximo do uísque.

Uísque

Uísques raramente são feitos principalmente de trigo, mas muitos incluem uma parcela deste cereal em sua mistura para suavizar o sabor resultante e torná-lo mais seco. Uma exceção à regra é o Bernheim Kentucky Straight Whiskey, que contém mais de 51% de trigo em sua mistura. Ele é destilado da mesma maneira que um bourbon, mas produz um uísque mais delicadamente aromatizado e seco.

Outras bebidas

Devido ao seu baixo custo no mercado de commodities, o trigo é amplamente destilado e utilizado como um álcool neutro para a mistura. Isto significa que uma percentagem de trigo pode ser encontrada em quase todas as bebidas alcoólicas, incluindo uísques, aguardente e uma variedade de licores doces. Como regra, há muito pouco glúten em qualquer bebida destilada para afetar a maioria dos celíacos, mas algumas pessoas são sensíveis o suficiente para sentirem os efeitos adversos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...