Sabores que combinam com o limão
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
O surgimento da gastronomia molecular, combinação de ciência e culinária, criou uma subcategoria interessante conhecida como "Foodpairing" (emparelhamento de comida), que não se relaciona com a combinação de uma comida com uma bebida alcoólica, e sim com o fato de que há certas propriedades nos alimentos (além do gosto) que permitem combiná-las com outros sabores. O limão tem um gosto ácido característico cujos pares moleculares o tornam uma boa combinação para certas ervas, frutos do mar e doces.
Ervas e especiarias
Os sabores de ervas e especiarias que se combinam com o limão incluem o coentro e o gengibre — o primeiro um membro da família da salsa e com um sabor ligeiramente picante que fica bom com a acidez do limão; o segundo, uma raiz muito picante usada normalmente para fazer cerveja e água tônica e que, além disso, possui um certo ardor que pode ser pareado com a acidez do limão para fazer molhos.
Vegetais
Bons companheiros do limão incluem o pimentão e a couve-flor — o primeiro vem em muitas variedades e cores e possui um alto conteúdo de água e açúcar, além de um gosto suave que se beneficia da acidez do limão; o segundo, como o brócolis e a couve-de-bruxelas, é parente da família da couve, tratando-se de um vegetal muito suave frequentemente consumido cru, cozido ao vapor ou em um purê, fazendo com que o brilho do limão acentue seu sabor.
Lácteos
O limão e o queijo são uma boa combinação, desde que o queijo seja suave e permita que a acidez da fruta se destaque sem dominá-lo completamente. Bons exemplos de queijos para se comer com limão são o muçarela e o gruyere. O queijo muçarela é feito de leite (normalmente de búfala) e tem um melhor sabor quanto fresco (ao contrário de muitos queijos que são maturados). Já o gruyere é semi-mole, similar ao queijo suíço, mas com um ponto de fusão mais baixo, e pode ser combinado com o limão em um molho de queijo para adicioná-lo a pratos com frango.
Doces
O limão é um ingrediente comum em pratos de pastelaria, e seus usos mais comuns são no bolo de limão, em muffins de limão com sementes de papoila e na torta com merengue. No entanto, ele se combina também com várias formas de chocolate amargo, que é feito à base de cacau, açúcar e gordura sem sólidos de leite e possui muito mais benefícios do que o chocolate normal devido ao fato de que o nível de antioxidantes é mais alto. O limão é um bom complemento a ele, pois o cítrico realça o sabor normalmente apagado.
Referências
Sobre o Autor
Based in Virginia Beach, Mark S. Baker has been working in editorial for more than 20 years. He has served as a writer and editor for publications such as the "Houston Post," "Boca Raton News" and "Interactive Week," among others. Baker also has a culinary arts degree from Johnson & Wales University and has his own catering business.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images