×
Loading ...

Quais são bons projetos para uma feira de matemática?

A feira de matemática da escola é uma oportunidade para os estudantes mostrarem o que aprenderam em sala de aula e expandir isso de forma criativa. Como uma feira de ciências, os alunos constroem e apresentarem projetos para professores, pais e outros alunos. Um projeto para a feira de matemática deve estar relacionado ao que foi ensinado em aula. O escopo e profundidade dos projetos variam com base na idade dos alunos.

Existem muitos problemas para serem explorados em uma feira de matemática (math image by jaddingt from Fotolia.com)

Mágica com álgebra

Muitos truques mágicos envolvendo números não são mágicos de fato. Eles são basicamente equações de álgebra que fazem você parecer um mágico e deixam expressões de admiração. Existem vários tipos de equações de álgebra, cada uma podendo ser resolvida por uma fórmula. Convide alguém para sua mesa e peça para escolher um número inteiro entre 1 e 10. Então peça-o para duplicar o número, somar 4, dividir por 2 e subtrair pelo número original. Diga para memorizar o número final e, em seguida, pergunte se o número é o 2. O número será sempre 2 por causa da equação de álgebra.

Loading...

Curvas com elásticos

Uma demonstração envolvendo um pedaço de madeira, pregos e 20 elásticos demonstrará como linhas retas podem trabalhar juntas para formar curvas. Em um pedaço de madeira compensada de 30 por 30 cm, martele pregos em forma de "L". Cada comprimento deverá ter dez pregos e um extra localizado onde os dois lados se encontram. Numere a linha vertical de pregos de 1 a 10, começando de baixo (não numere o prego do canto). Em seguida, numere a linha horizontal de pregos de 1 a 10, começando pela extremidade mais afastada do canto. Estique um elástico do número 10 na parte vertical para o número 10 do lado horizontal, depois estique mais nove elásticos entre os números correspondentes. Quando todos eles estiverem no lugar, você imediatamente notará uma linha curva aparecer entre os dois pontos opostos da forma de "L". Explique aos professores e colegas como linhas retas podem ser usadas para formar curvas.

Tetraedro com envelope

Na matemática, um tetraedro é uma forma geométrica com apenas quatro faces. Se pensar em outros objetos, a maioria tem pelo menos seis lados. Você pode fazer um tetraedro simples usando um pequeno envelope. Para isso, abra a aba do envelope e desenhe uma linha dela para o meio da parte inferior do envelope e, em seguida, desenhe linhas de cada canto para o canto oposto. Dobre o envelope ao longo de cada linha. Corte a aba e depois corte ao longo das duas linhas principais em forma de "V". Abra o envelope e poderá colocar os quatro lados para formar um triângulo. Esse projeto oferece uma demonstração tridimensional de um tetraedro.

Probabilidade de um dado

As teorias de probabilidade são ensinadas com frequência nas aulas de matemática do ensino médio. Um método simples para demonstrar probabilidade é rolar um dado e observar o número que aparece. Um dado tem seis lados numerados. De acordo com a probabilidade, se você jogá-lo 30 vezes, cada número poderia aparecer até cinco vezes. Jogue o dado 30 vezes, depois 60 vezes e observe suas descobertas. Compartilhe com os outros o quão perto suas jogadas ficaram perto de serem perfeitamente iguais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...