×
Loading ...

Quais são os efeitos de uma sala de aula superlotada

Com o número de alunos matriculados em escolas aumentando, de acordo com o Ministério da Educação, as escolas são obrigadas a colocar mais crianças em cada sala de aula ou usar espaços menores como salas de aula. Esta superlotação pode ter efeitos negativos sobre os alunos e professores.

Salas de aula superlotadas podem ter efeitos negativos sobre os alunos e professores (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Moral do professor

Ensinar em um espaço pequeno é estressante para o professor, que precisa adaptar planos de aula para focar mais em atividades que os alunos possam fazer em suas mesas ao invés de trabalhos em grupo ou projetos ativos que necessitam de mais espaço. Além disso, o professor muitas vezes não tem espaço pessoal suficiente para preparar lições e fazer reuniões com pais ou estudantes.

Loading...
Uma sala de aula superlotada não permite que o professor tenha espaço pessoal suficiente para preparação da aula (Asli Cetin/iStock/Getty Images)

Comportamentos dos alunos

Alunos que sentam perto um do outro na sala de aula podem ter dificuldade de se concentrar em atividades, o que leva a uma menor aprendizagem e menores notas. A invasão do espaço pessoal e a sensação de estar rodeado contribuem para a falta de foco. Além disso, os alunos podem se distrair por barulhos que estão em muito próximos a eles em sala de aulas superlotadas.

Salas de aula superlotadas impedem os alunos de se concentrar nas lições (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)

Equipamentos de sala

Salas de aula superlotadas muitas vezes não têm espaço suficiente para equipamentos adicionais. Por exemplo, uma sala de aula pode ter que abrir mão de ter estações de computador para ceder espaço às mesas dos alunos. Equipamentos de arte e ciências também necessitam de espaço, o que as salas de aula superlotadas não têm.

Salas de aula superlotadas podem impedir os estudantes de aprender a usar equipamentos de arte e ciências (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...