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Quais são os fundamentos para o arremesso de dardos?

O arremesso de dardo é um esporte praticado em níveis universitários e adultos amadores que consiste em arremessar uma lança a uma determinada distância. A prática desse esporte exige um trabalho com os pés específico para equilibrar o balanço e a distribuição do peso, aplicando assim a força necessária para realizar o arremesso. Muito do tempo gasto na prática desse esporte envolve exercícios relacionado com o posicionamento dos pés, até mesmo sem utilizar o dardo.

Arremessar um dardo de forma eficiente exige atenção ao posicionamento dos pés (Comstock/Comstock/Getty Images)

Criando uma base

Quando chegar ao local no qual deseja parar e arremessar, coloque a sua perna dianteira (apoio) para frente. Vire o pé que está atrás e empurre o quadril para frente. Esse empurrão proporcionará uma base grande o suficiente para que você possa manter o balanço e um maior período de tempo entre as passadas, fornecendo mais força ao dardo.

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Posicionando o pé dianteiro

O pé dianteiro (apoio) deve estar apoiado sobre o calcanhar, e ambas as pernas devem impulsionar o quadril para cima e adiante. Isso gera uma posição conhecida como o "C inverso": o semicírculo é feito pelas pernas, com o quadril no meio. O movimento linear deve ser direcionando para frente durante todo o movimento de arremesso -- inclinar-se para trás projetará a força na direção errada.

Preparando-se para arremessar

A perna de trás deve alcançar a sua extensão total após empurrar os quadris para frente. Nesse ponto, o atleta deverá puxar o dardo acima da cabeça, passando o cotovelo primeiramente, em uma altura acima dos ombros e o pé dianteiro deverá impulsionar para realizar o movimento de arremesso. O dardo deve sair do lançamento a uma altura superior à cabeça do atleta. Ele deve focar em puxar o braço utilizado para o arremesso até o ponto de lançamento.

Exercícios de posicionamento dos pés

A chave para manter os quadris flexíveis é realizar o exercício de aquecimento carioca. Outros exercícios envolvem exercitar o impulso em ambos os pés e lembrar-se de colocar o joelho para trás ao cruzar os pés para manter o movimento constante em uma direção. Os pés e o quadril devem sempre estar voltados para frente. Fixar a perna dianteira mantendo-a firme e impulsioná-la com os quadris é outro exercício importante.

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Referências

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