Quais são os perigos do excesso de vitamina B6 e B12?

••• pills on the white image by Victor B from Fotolia.com

Suplementos vitamínicos são saudáveis na dosagem recomendada. Em geral, vitaminas do complexo B agem sobre o sistema nervoso e ajudam na absorção de gorduras, proteínas e carboidratos. Elas são um componente fundamental da dieta humana, entretanto, em excesso, podem causar problemas de saúde como danificação do sistema nervoso. Quantidades excessivas de vitamina B6 são mais comuns do que de B12, mais rara e incomum.

Vitamina B6 e neuropatia periférica

football and legs image by jimcox40 from Fotolia.com

O excesso de vitamina B6 pode causar uma lesão no sistema nervoso, resultando em dormência, formigamento e dor nas mãos, pés e pernas. Essa condição é conhecida como neuropatia periférica e pode ser revertida com a remoção da vitamina B6 da dieta. A longo prazo, no entanto, é provável que ocorra dano irreversível, fazendo com que o paciente sofra com problemas nas extremidades para sempre.

Vitamina B6 e o cerebelo

man wearing headphone. back side image by mashe from Fotolia.com

O cerebelo é a área do cérebro responsável por receber e enviar sinais a partir de uma parte do cérebro para outra. Ele afeta o movimento muscular e a coordenação, garantindo seu funcionamento correto. Se ocorrer dano devido a uma ingestão excessiva de vitamina B6, os problemas com as extremidades têm mais probabilidade de acontecer.

Vitamina B6 e ataxia

legs in colorful socks image by Photosani from Fotolia.com

Quantidades excessivas de vitamina B6 interferem na habilidade de caminhar corretamente, o que dificulta a coordenação e deixa a pessoa propensa a cair, bater em objetos e tropeçar. A ataxia é uma doença grave, pois afeta também outras formas de mobilidade, gerando problemas como dificuldade para segurar itens ou destreza com os dedos.

Vitamina B12 e diarreia

man in his sitting room image by Leticia Wilson from Fotolia.com

Quando se tem diarreia, há um desejo incontrolável de ir ao banheiro. As fezes têm aspecto aguado e solto. O paciente fica desidratado e perde eletrólitos, que devem ser repostos. Essa condição interfere na vida social e profissional do indivíduo.

Vitamina B12 e coágulos sanguíneos

legs over the sea image by timur1970 from Fotolia.com

Embora raro, o excesso de vitamina B12 pode causar a formação de coágulos sanguíneos. Os coágulos são massas sólidas de sangue que se acumulam em uma área, como as pernas, impedindo o fluxo livre do sangue. Visite o seu médico se a condição persistir.

Vitamina B12 e inchaço

man image by Valentin Mosichev from Fotolia.com

Se você está se sentindo inchada ou como se seu corpo estivesse expandindo, mas não há nenhuma evidência disso no espelho, o excesso de vitamina B12 pode ser o culpado. Verifique o seu consumo da vitamina, a ingestão excessiva pode realmente ser a causa do problema.

Vitamina B12 e alergia

i`m ill series image by Aleksej Kostin from Fotolia.com

Reações alérgicas, como urticária ou uma ferida com coceira, podem causar desconforto e/ou dor. Se a erupção persistir, ligue para seu médico e marque uma consulta a fim de determinar se a vitamina B12 é a causa provável do seu problema.

Mais recentes

×