Quais seriam boas opções de carreira para um bipolar?
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images
Pessoas com Transtorno Bipolar tendem a períodos de instabilidade, mesmo os que estão sob medicação e tratamento. Como resultado, aqueles com esse problema possuem necessidades especiais no ambiente de trabalho. Existem certas características que um bipolar deve buscar em uma carreira para ajudar a manter a estabilidade e preparar-se para os momentos de mania e depressão.
Estabilidade
É importante tentar achar uma posição estável quando se sofre de Transtorno Bipolar. Ter de buscar constantemente novos empregos causa alterações de humor, associadas com a bipolaridade, de forma mais frequente e intensa. Você também pode escolher conversar com seu chefe sobre o transtorno, pois isso pode aumentar seu entendimento acerca da forma como a sua doença afeta seus hábitos de trabalho, mas isto somente se você se sentir completamente confortável tendo essa conversa com ele.
Horários consistentes
No "The Bipolar Disorder Survival Guide" (Guia de sobrevivência ao Transtorno Bipolar, em tradução livre), o autor David Miklowitz explica que a melhor forma para manter a estabilidade é trabalhar as mesmas horas todos os dias, por exemplo das 9 às 5, de segunda a sexta. Quando suas horas de trabalho variam, seu humor provavelmente irá flutuar também. É importante para quem possui distúrbio bipolar ter uma agenda consistente para ajudar a evitar o desencadeamento de manias e depressões.
Flexibilidade
Se você possui Transtorno Bipolar, tente ter uma carreira que permita um tempo de descanso devido à doença. Às vezes é impossível prever quando os períodos de depressão ocorrerão, tornando difícil ir trabalhar. Uma carreira que lhe dê uma quantidade considerável de tempo privado é a melhor forma de manter o emprego e cuidar de si mesmo. A maior parte do tempo, o seu chefe entenderá sua doença se você falar com ele.
Previsibilidade
Ainda que aqueles empregos onde você faça a mesma coisa todos os dias possam ser entediantes, para os bipolares tais empregos podem ajudar com a estabilidade. Surpresas ou mudanças no ambiente de trabalho podem desencadear a hipomania e levar a um episódio de mania. Ainda que devam haver elemenos inesperados no ambiente de trabalho, escolher uma carreira com trabalho previsível ajuda a manter as perturbações em um nível mínimo e, em troca, ajuda a manter a bipolaridade sobre controle.
Trabalho fixo
Se você possui Transtorno Bipolar, haverá momentos em que você perderá trabalhos devido à doença. Se estiver trabalhando por horas, isto pode afetar suas finanças negativamente. Uma vez que problemas com finanças são uma predisposição nos bipolares, isto é um problema. Uma posição fixa é a melhor forma de conseguir reservar-se o tempo necessário e ainda ganhar seu salário e conseguir pagar suas contas.
Mais Artigos
Perguntas normalmente feitas durante uma entrevista para técnico laboratorial→
Como escrever uma redação de autoavaliação→
Como falar de depressão com seu chefe→
Perguntas para obter informações detalhadas no primeiro dia de escola→
Motivos para se trabalhar em uma empresa: como deixar clara sua intenção em uma entrevista de emprego→
Diferenças entre a avaliação formal e a informal→
Referências
- The Bipolar Disorder Survival Guide; David J. Miklowitz, Ph.D; The Guilford Press; 2002 [em inglês]
Sobre o Autor
Cassandra Quinonez has been writing professionally since 2009. Her work has been published on eHow and Answerbag, focusing mainly on mental health topics. She holds an Associate of Arts and and Associate of Science from Victor Valley Community College and is working on her Bachelor of Arts in psychology at California State University, San Bernardino.
Créditos Fotográficos
Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images