Quais são os usos para a pedra preciosa rubi?

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Os rubis há muito tempo são valorizados como pedras preciosas belas e raras. A sua cor varia por todo o espectro de vermelho, desde o rosa claro até o roxo escuro. Os rubis de mais de três quilates, no entanto, raramente são encontrados na natureza. São primos das safiras, porém com uma composição química ligeiramente diferente que dá a coloração vermelha.

Definição

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os rubis são pedras vermelhas formadas de corundum, que é composto de alumínio, ferro e pequenos pedaços de crômio e titânio. As safiras também são formadas por corundum e existem em grande variedade de cores e tamanhos. No entanto, só as safiras vermelhas são chamadas de rubis, o que dá uma classificação única e exclusiva. Os rubis também são extremamente duros. Depois dos diamantes, são as pedras mais duras que ocorrem na natureza.

Joias

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O primeiro e mais popular uso para os rubis é o enfeite, em anéis, brincos, braceletes e colares. Por causa de sua raridade, valor e cor, os rubis são com frequência expostos proeminentemente em joias da coroa da realeza. Até mesmo rubis artificiais, criados em laboratório, são muitas vezes requisitados devido à associação com a pedra da riqueza.

Laser

Photos.com/Photos.com/Getty Images

As primeiras tecnologias a laser usavam cristais artificiais de rubi como recurso de foco para a luz. Isso ainda acontece, embora com muitas outras pedras, inclusive safiras. O uso de rubis é a razão provável para que o laser seja associado à cor vermelha na mídia popular e na ficção.

Usos da Nova Era

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Os rubis, segundo o pensamento de muitas escolas da Nova Era, podem ser usados para grande variedade de finalidades de cura, assim como para proteção pessoal. Essas pedras supostamente tornam mais fácil para as pessoas refletirem sobre seus pensamentos e ações. Também as ajudam a realizar seus desejos e avançar com seus planos, criando um escudo contra energia negativa e ajudando em negociações. Também são consideradas portadoras de boa sorte.

Comércio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora não seja um uso popular na era moderna, em certa época os rubis foram aceitos quase tão livremente quanto dinheiro. Isso aconteceu mais na Ásia, onde ele era uma marca de status e nobreza. Foram encontrados rubis ornamentando bainhas de espada, selas, armaduras e outros símbolos de classe na Índia, na China e em outros países da Ásia. Registros antigos mostram que os rubis foram trazidos ao longo da rota da seda do Oriente para o Ocidente, para uso no comércio.

Mais recentes

×