Quantas flexões um adolescente de 14 anos deve fazer?
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
As flexões são um exercício valioso para a construção muscular na parte superior do corpo. Visando principalmente o peito, os ombros e braços, as flexões usam o próprio peso corporal como resistência, o que lhe permite completar mais repetições à medida em que fica mais forte. Para um garoto de 14 anos, opte por 100 flexões realizadas em algumas séries, se possível, em cada treino.
Noções básicas da flexão
As flexões oferecem um treino sólido para os seguintes músculos: tríceps, peitorais, deltoides, romboides, sacroiliolombar, serrátil traseira, manguito rotador, abdominais e glúteos. Ao contrário de levantamento de peso, em que mais peso é gradativamente adicionado ao treino, as flexões usam o peso corporal como resistência primária para cada repetição. Isso significa que é possível medir o progresso de treinamento de força, mantendo a contagem do número máximo de flexões concluídas em uma única série.
Séries de flexões
Recomenda-se que jovens levantadores de peso comecem com exercícios de resistência natural antes de usar pesos. Isso tem a ver principalmente com a diminuição do nível de risco associado a levantar o próprio peso corporal contra um peso artificial. Um adolescente saudável de 14 anos de idade pode executar com segurança até 15 flexões em não mais do que sete séries realizadas três vezes por semana. Ao passo em que os músculos se tornam mais fortes, é possível aumentar o número total de flexões em cada série e definir o limite diário para 200.
Alterações
Caso haja dificuldades para completar mais de cinco flexões padrões, tente a flexão modificada, descansando os joelhos no chão ao levantar e abaixar o peito. Para um desafio adicional, tente fazer flexões com os braços mais abertos. Posicione as mãos de forma que elas fiquem cerca de duas vezes a largura dos ombros no chão e realize tantas repetições quanto possível.
Preocupações de segurança
Não importa quantas flexões sejam concluídas se elas forem feitas incorretamente. Mantenha uma posição de flexão sólida através da contração do abdome e os ombros, quadris e pés em uma linha reta. Continue baixando o corpo até que o peito fique a 2,5 cm do solo, mantendo o peso distribuído igualmente entre as duas mãos para evitar que o corpo balance ou trema. Caso sofra de uma lesão anterior ou doença crônica que dificulte o desempenho, fale com um médico para garantir um treino de flexão seguro.
Mais Artigos
Exercícios para a coxa com meralgia parestésica→
Instruções do aparelho de exercícios "Ab Swing"→
Como fazer flexões no estilo militar como exercício calistênico→
Quais são os benefícios de andar com pesos?→
Como desenvolver músculos do peitoral em rapazes magros→
Quantas flexões devo fazer em um dia?→
Referências
Sobre o Autor
Based in the Appalachian Mountains, Brian Connolly is a certified nutritionist and has been writing professionally since 2000. He is a licensed yoga and martial arts instructor whose work regularly appears in “Metabolism,” “Verve” and publications throughout the East Coast. Connolly holds advanced degrees from the University of North Carolina, Asheville and the University of Virginia.
Créditos Fotográficos
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images