Como redigir uma redação de 4ª série

••• papier agenda image by arabesque from Fotolia.com

Se você está na 4ª série, está só começando a aprender a redigir uma redação. Você começou escrevendo palavras e frases curtas no jardim de infância e na 1ª série, e aprendeu a combinar frases em um parágrafo na 2ª e na 3ª séries. Na 4ª série, você vai aprender a combinar os parágrafos em uma redação. Uma redação básica é feita de 5 parágrafos que descrevem um assunto. Estes parágrafos apresentam, apoiam e concluem a sua informação, mas devem fazê-lo de uma forma que um outro leitor consiga compreender facilmente.

Como redigir uma redação na 4ª série

Passo 1

Escolha um tema. Às vezes o professor pode sugerir uma lista de temas, ou talvez você tenha que trocar ideias com os outros. Depois de decidir o tema, concentre-se em um assunto específico. Por exemplo, se quiser escrever sobre cães, escolha uma raça de cão ou discuta características de cães que fazem deles bons animais de estimação.

Passo 2

Escreva a introdução. Este é o 1º parágrafo da sua redação. Ele deve conter 2 ou 3 frases que digam ao leitor o que você vai abordar na sua composição. (Ref. 1).

Passo 3

Escreva o corpo da redação, que costuma ser composto de 3 parágrafos que incluem detalhes de apoio ao seu tema. Por exemplo, se a sua redação trata da sua personagem predileta de um romance, todos os parágrafos devem discutir um aspecto da personagem que determina porque ele ou ela é o seu preferido.

Passo 4

Escreva a conclusão. O parágrafo final é semelhante à introdução, mas não se usam as mesmas palavras. A conclusão precisa resumir o ponto principal da sua redação. Por exemplo, uma conclusão para uma redação que trata da sua personagem predileta em "Huckleberry Finn" pode ser escrita assim: "Jim é a minha personagem preferida deste romance porque ele nunca deixou de ser corajoso, mesmo tendo enfrentado muitos perigos. Também era um bom amigo de Huckleberry e ajudou-o a entender o quanto a escravidão era uma coisa ruim.

Passo 5

Revise sua redação. É provável que seu professor o instrua durante este processo até que você internalize o procedimento. Geralmente você lê a sua redação depois de tê-la escrito para se certificar de que as frases dão apoio ao tema. Apague ou acrescente detalhes conforme for necessário nesta hora. Em seguida, verifique se há erros de gramática, como a concordância entre sujeito e verbo e erros de ortografia. Também é uma boa ideia para um colega ou para alguém em casa ler a sua redação. Eles podem conseguir ver coisas que passaram despercebidas para você. Também podem dizer a você se a sua forma de escrever é fácil de entender.

Mais recentes

×