Como reidratar um cachorro doente

Assim como os seres humanos, os corpos dos cães são compostos por 80 % de água e, para eles, ter a quantidade suficiente de água no organismo serve para determinar o fluxo de nutrientes, alimentos e resíduos através de seus corpos. Existem várias doenças que os cães podem pegar que diminuem os níveis de hidratação. O vírus parvo impede que os corpos dos cães absorvam nutrientes, e os parasitas podem causar diarreia e, por conseguinte, a desidratação. Há métodos simples que você pode usar para reidratar seu animal de estimação.

Step 1

O cão deve tomar duas vezes mais água que o corpo dele precisa por dia. A quantidade que o organismo necessita é determinada pelo peso corporal. Sempre deixe a vasilha de água dele bem cheia. Um cão precisa de cerca de 65 ml de água para cada quilo, diariamente. Um cachorro de 9 kg deve beber cerca de 1,2 L de água por dia.

Step 2

Ofereça Pedialyte ao cão para ele beber. Esse medicamento é uma bebida infantil para reidratar as crianças durante e após uma doença. Ele também funciona bem para os cães. A bebida vem em diferentes sabores, mas compre um que seja sem gosto. Se o cão não quiser beber o Pedialyte puro, misture-o com um pouco de canja de galinha. O sabor mais concentrado instigará o animal.

Step 3

Alimente o cão com pedaços de gelo. Algumas doenças impedem que o animal sinta vontade de beber água por conta própria. Nesse caso, você pode reidratá-lo com pedaços de gelo. Segure um cubo de gelo na mão por vez e deixe que o cão vá lambendo. Se o Pedialyte não funcionar e o cão não começar a tomar água por conta própria, recorra a esse método.

Step 4

Verifique se o cão está com sintomas de desidratação. Depois de dar bastante água, Pedialyte e cubos de gelo, veja se seu animal continua desidratado. Em caso positivo, a pele dele perderá a elasticidade e a umidade. É possível verificar essas características puxando a pele dele bem suavemente para cima. Por exemplo: se ao esticar a pele, ela demora para voltar para a posição original, então não há presença de umidade. Os olhos dele darão uma aparência de que estão secos, assim como a boca e as gengivas. Faça mais um teste, colocando a mão na boca do cachorro para sentir se ela está umedecida.

Step 5

Leve o animal ao veterinário se a condição dele não melhorar dentro de alguns dias. Quando um cachorro está sofrendo de desidratação devido a uma doença curada ou presente, às vezes a forma mais eficiente de reidratá-lo é com uma aplicação de soro intravenoso por gotejamento. É sempre uma boa ideia levar um animal doente ao veterinário. Ele pode diagnosticar a doença, a gravidade da desidratação e prescrever a melhor maneira de curar seu cão.

eHow Brasil
×