Remédios caseiros para o casco do cavalo
Thinkstock/Comstock/Getty Images
O casco do cavalo é a base da saúde do animal. O velho ditado "sem casco, sem cavalo" é, infelizmente, verdadeiro, visto que um animal com cascos que não estão saudáveis é manco e ruim. Saber como cuidar dos cascos do seu cavalo de uma maneira efetiva, sem exagerar nas prescrições, é o segredo para se ter um animal feliz e saudável.
Óleo de linhaça
O óleo de linhaça é uma excelente fonte natural para a saúde dos cascos do seu cavalo. Você pode alimentar o animal com ele, aumentando suas fontes de ácidos graxos ômega, que ajudarão a curar de dentro para fora, como também pode passar no lado de fora do casco, caso esteja rachado, de modo que penetrará no casco do animal, suavizando e impedindo futuras rachaduras. Óleo de linhaça é uma obrigação para os donos de cavalos.
Água sanitária
A candidíase é um problema comum para os proprietários de cavalos. Quando o casco fica molhado e exposto à bactéria, candidíase é o principal resultado. Essa infecção do casco e do tecido circundante pode causar dor, inchaço e, ainda mais grave, infecção. Uma mistura com água sanitária, aos poucos, vai matando a bactéria e eliminando a candidíase. Tome cuidado para aplicá-la apenas na infecção, e não nos demais tecidos, para não provocar queimaduras.
Alcatrão de pinho
Essa substância pegajosa pode parecer desagradável, mas os proprietários de cavalos à moda antiga confiam nela. Retirada da resina das árvores de pinheiro que se desenvolvem naturalmente, ela pode ser passada no casco e na sola do cavalo. O principal objetivo do alcatrão de pinho é ajudar os cascos a reterem a umidade, que por sua vez os mantém flexíveis e menos propensos a rachaduras ou machucados.
Ervas
Há algumas ervas que provaram poder contribuir para a saúde geral do casco do cavalo. Algumas delas são arnica, cavalinha, gaultéria e confrei. Quando aplicadas, essas ervas podem trazer um efeito benéfico em relação à cicatrização dos tecidos do casco, tanto dentro como fora. Manter o casco limpo e seco na sola enquanto hidrata as bordas também contribuirá para mantê-lo saudável e forte.
Referências
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images