×
Loading ...

Como reparar a cúpula de vidro de abajures Tiffany

Os Tiffany são vários tipos de vidro desenvolvido por Louis Comfort Tiffany no final do século 19 e início do século 20. As cúpulas de abajures feitas de vidro colorido e folheadas a cobre variam em estilo, desde desenhos geométricos simples até florais complexos com milhares de pequenas peças de vidro. Ao falar de abajures, o termo "vidros Tiffany" geralmente é usado para descrever vidros opalescentes, e não seu real criador. Vidro opalescente, que geralmente é um redemoinho de múltiplas cores, é atrativo pois tende a refletir mais luz do que transmite. Algumas vezes, essas cúpulas podem ser danificadas, mas com as ferramentas corretas e alguma paciência não é difícil repará-las.

Instruções

A estampa de libélula era uma das favoritas de Tiffany (dragonfly decoration on a lamp image by Fadeeva from Fotolia.com)
  1. Selecione o vidro para substituição. Observe a composição geral do abajur, não apenas a cor da peça danificada. Geralmente, o vidro é colocado de forma que seu "grão" siga um padrão. Se você não conhece a origem do material, leve um pedaço (ou o abajur inteiro) a uma vidraçaria. Vendedores bem informados serão capazes de lhe ajudar a encontrar a melhor opção. Se você não puder ir a uma loja pessoalmente, há fontes onlines disponíveis para ajudar na sua escolha.

    Loading...
  2. Remova a cúpula de vidro da base do abajur e coloque-a em uma superfície plana.

  3. Friccione as emendas ao redor de seu vidro quebrado com papel e lápis. Coloque seus óculos de proteção quando começar a trabalhar com vidros.

  4. Use um cortador de vidro para fazer um corte em forma de cruz no restante do vidro danificado se este ainda estiver no lugar. Use alicates para quebrar e remover os cacos. Quando fizer isso, puxe para longe do abajur, para que vestígios não caiam nas peças de vidro ao redor.

  5. Pegue uma caixa de papelão maior que a cúpula do abajur e encha-a com jornais amassados. Apoie a cúpula nessa caixa de forma que a superfície onde os reparos são necessários esteja para cima e paralela à sua superfície de trabalho.

  6. Esfregue resina para solda líquida ou em pasta ao redor do vidro quebrado. Aqueça a solda com seu ferro de solda. Ao mesmo tempo, use a ponta do ferro para remover o excesso de soldas em ambos lados da peça quebrada. Seja cuidadoso para deixar intacto o revestimento das peças ao redor. Ao mesmo tempo, use um alicate de ponta fina para remover o revestimento danificado.

  7. Corte a forma tirada da seção do vidro quebrado e trace-a no novo vidro com um marcador permanente. Corte o vidro e lixe-o para que se encaixe na área. Embora um desgastador elétrico faça o trabalho mais rápido, uma lixa de metal também funciona. Se a peça que precisa ser substituída for pequena, é mais fácil cortá-la maior e desgastá-la. Cheque para ter certeza que ela se encaixa antes de folheá-la.

  8. Use folha de cobre para envolver os cantos da nova peça de vidro. Ela irá ocupar algum espaço entre as peças de vidro.

  9. Passe a resina na folha de cobre na nova peça de vidro e nas peças ao redor da que precisa ser trocada. Solde a nova peça de vidro aplicando uma pequena camada de ferro de solda sobre o cobre. Reaplique resina na nova peça e coloque-a em seu lugar. Use fita isolante do lado de dentro da cúpula para manter o vidro no lugar.

  10. Fixe o vidro no lugar colocando pequenas quantias de solda em vários pontos em que a nova peça encontra aquelas ao redor. Usando seu ferro de solda, derreta e aplique solda nas emendas da frente de toda a peça de vidro e naquelas ao redor. Uma vez que a frente esteja completa, remova a fita isolante e solde o lado de dentro.

  11. Quando a solda estiver completa, use detergente ou um sabão específico para remover resina para limpar a cúpula. Se uma pátina tiver sido usada no resto da cúpula do abajur, use o mesmo tipo na nova seção para que combinem. Siga com a aplicação de cera para vidros em toda a peça.

Loading...

Dicas

  • A mistura de vidros necessária para fazer um abajur Tiffany opalescente torna-o difícil de cortar, portanto se certifique de cortar o lado certo do vidro. Além disso, compre um pouco mais do que acha necessário caso tenha dificuldade de cortá-lo.

Aviso

  • Trabalhar com vidros pode ser perigoso. Use óculos de segurança o tempo todo. Muitas soldas produzem fumaça. É necessário trabalhar em áreas bem ventiladas para limtar sua exposição.

O que você precisa

  • Vidro para substituição
  • Papel
  • Lápis
  • Óculos de proteção
  • Cortador de vidro
  • Alicates
  • Caixa de papelão
  • Jornais velhos
  • Resina para solda
  • Solda
  • Ferro de solda
  • Marcador permanente
  • Desgsatador de vidro ou lixa de metal
  • Lâmina de cobre
  • Fita isolante
  • Detergente
  • Cera para vidro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...