Como reparar o revestimento de um touchpad de notebook

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

O touchpad do notebook permite que os usuários dispensem o uso de um mouse. O touchpad usa um revestimento para resistir as passadas. Porém, mesmo as demãos mais fortes se degradam com o tempo. Técnicos de computador podem substituir esta cobertura, mas o custo pode ser consideravelmente alto. Use as mesmas técnicas profissionais para reparar um touchpad por uma fração do custo de uma limpeza profissional.

Passo 1

Veja a seção de "Propriedades" de seu touchpad. Se ele não estiver funcionando corretamente, o problema pode estar nas configurações de software ao invés da condição física do próprio touchpad. Abra o "Painel de Controle", acessado através do menu "Iniciar". No cabeçalho "Dispositivos e Impressoras", clique no botão "Mouse". Uma janela irá aparecer, permitindo o acesso às configurações do touchpad. Clique na aba "Configurações de Dispositivo". Certifique-se que o touchpad está ativado. Se estiver desativado, clique no botão "Ativar". Restaure todas as configurações de fábrica na janela "Propriedades" e então feche a janela.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Sature o revestimento do touchpad com um limpador de base cítrica. Aplique o limpador livremente sobre um pano de algodão. Coloque bastante limpador na superfície do touchpad para deixá-lo saturado. Deixe em repouso por pelo menos 5 minutos. Isto permite que o limpador penetre na superfície do touchpad e solte a ligação entre a caixa e a demão. Coloque mais limpador no touchpad se necessário.

Passo 3

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Raspe a cobertura gasta usando uma faquinha flexível de plástico com uma lâmina de 4 centímetros. Coloque a faquinha a um ângulo de 10 a 20 graus e empurre a lâmina pra longe das teclas do notebook, assim evitando danificá-las. Coloque mais limpador cítrico para soltar a cobertura, se necessário.

Passo 4

Prepare o touchpad para sua nova cobertura de vinil. Depois de raspar toda a velha cobertura, limpe a superfície de qualquer resíduo restante usando outro pano limpo de algodão com um pouco de limpador cítrico. Depois de passar o pano sobre a superfície, use outro pano seco e limpo. Passe este pano pela superfície afetada para tirar qualquer resíduo remanescente. Deixe a superfície secando por pelo menos umas duas horas.

Passo 5

Monte o novo touchpad de vinil. Corte um retângulo de vinil adesivo do mesmo tamanho do touchpad original usando uma faca utilitária e uma borda reta de metal. Misture 3 colheres de chá de detergente líquido em 500 ml de água quente. Usando um pano limpo, aplique uma pequena quantidade do líquido ensaboado no local do touchpad. Isto faz com que o vinil se posicione corretamente antes de ser colocado permanentemente no chassi. Tire o invólucro de papel do vinil. Posicione-o no local do touchpad. Use a faquinha de plástico para tirar qualquer bolha que se forme sob o vinil e coloque-o permanentemente à superfície da envoltura.

Mais recentes

×