Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto

two motorcycles. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com

Muitas das partes de uma moto e sua carcaça externa são produzidas de plástico fortemente resistente ou de fibra de vidro reforçada com resina. Mesmo que a maioria desses materiais seja feita para repelir estragos causados por raios ultra violetas, o Sol pode estragar a pintura com o passar do tempo e, em casos extremos, causar rachaduras. Peças para reposição são caras e difíceis de encontrar. É possível fazer reparos utilizando alguns produtos para restauração.

Step 1

motorcycle image by Bionic Media from Fotolia.com

Utilize detergente líquido concentrado para lavar todo o plástico danificado. A medida deve ser de 3 colheres de sopa de detergente para cada 475 ml de água quente. Misturas para polimento de plástico, condicionadores e ilustradores devem ser usados em superfícies lubricadas para obterem resultado esperado. As partes de plástico de uma moto estão expostas a graxa do câmbio e sujeira do pneu, porém é preciso limpá-las. Com um trapo 100% de algodão, seque toda superfície.

Step 2

Analise as superfícies e identifique os tipos de problemas causados. A maioria dos estragos relacionados ao Sol, são em forma de descoloração, amarelamento ou perda de brilho. Um plástico fosco terá aparência turva e obscura. Passe fita adesiva para pintura na área danificada, criando uma camada de aproximadamente 5 cm.

Step 3

Aplique utilizando um pano de algodão o condicionador plástico, produto feito para neutralizar tons amarelados e descoloração, em toda a área, o que permitirá a restauração da cor original. Passe o pano com movimentos circulares e espere secar por pelo menos duas horas. Verifique toda área para certificar-se de que não há pequenas rachaduras.

Step 4

Logo após, passe por cima da superfície o polimento para plásticos. Utilize um pano de algodão. Caso note que após o polimento ainda temos alguns arranhões visíveis, vá para o passo a seguir. Caso contrário, remova a fita e seu projeto está concluído.

Step 5

motorcycle image by Goran Bogicevic from Fotolia.com

Use um pano de algodão para aplicar a mistura para polir plásticos, que são vendidos em dois tipos de concentração: para arranhões profundos ou para arranhões leves. Pequenas rachaduras do sol podem ser reparadas utilizando o tipo para arranhões leves e movimentos circulares. Passar um pano de cima para baixo repetidas vezes irá criar depressão ou vincos na superfície. Assim que remover os riscos, limpe a área com um pano limpo. Não será necessário recondicionar a área antes de prosseguir.

Step 6

Passe o lustrador para plásticos em toda superfície, deixando uma camada fina por toda área restaurada. Normalmente ele vem em um vidro de borrifar, caso o seu produto não possua um borrifador, use 1 ou 2 colheres de sopa de lustrador por metro quadrado. Esfregue até ficar uniforme e brilhante. Limpe a área mais uma vez para completar o reparo.

×