Como restaurar o plástico danificado pelo Sol de uma moto
two motorcycles. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com
Muitas das partes de uma moto e sua carcaça externa são produzidas de plástico fortemente resistente ou de fibra de vidro reforçada com resina. Mesmo que a maioria desses materiais seja feita para repelir estragos causados por raios ultra violetas, o Sol pode estragar a pintura com o passar do tempo e, em casos extremos, causar rachaduras. Peças para reposição são caras e difíceis de encontrar. É possível fazer reparos utilizando alguns produtos para restauração.
Step 1
motorcycle image by Bionic Media from Fotolia.com
Utilize detergente líquido concentrado para lavar todo o plástico danificado. A medida deve ser de 3 colheres de sopa de detergente para cada 475 ml de água quente. Misturas para polimento de plástico, condicionadores e ilustradores devem ser usados em superfícies lubricadas para obterem resultado esperado. As partes de plástico de uma moto estão expostas a graxa do câmbio e sujeira do pneu, porém é preciso limpá-las. Com um trapo 100% de algodão, seque toda superfície.
Step 2
Analise as superfícies e identifique os tipos de problemas causados. A maioria dos estragos relacionados ao Sol, são em forma de descoloração, amarelamento ou perda de brilho. Um plástico fosco terá aparência turva e obscura. Passe fita adesiva para pintura na área danificada, criando uma camada de aproximadamente 5 cm.
Step 3
Aplique utilizando um pano de algodão o condicionador plástico, produto feito para neutralizar tons amarelados e descoloração, em toda a área, o que permitirá a restauração da cor original. Passe o pano com movimentos circulares e espere secar por pelo menos duas horas. Verifique toda área para certificar-se de que não há pequenas rachaduras.
Step 4
Logo após, passe por cima da superfície o polimento para plásticos. Utilize um pano de algodão. Caso note que após o polimento ainda temos alguns arranhões visíveis, vá para o passo a seguir. Caso contrário, remova a fita e seu projeto está concluído.
Step 5
motorcycle image by Goran Bogicevic from Fotolia.com
Use um pano de algodão para aplicar a mistura para polir plásticos, que são vendidos em dois tipos de concentração: para arranhões profundos ou para arranhões leves. Pequenas rachaduras do sol podem ser reparadas utilizando o tipo para arranhões leves e movimentos circulares. Passar um pano de cima para baixo repetidas vezes irá criar depressão ou vincos na superfície. Assim que remover os riscos, limpe a área com um pano limpo. Não será necessário recondicionar a área antes de prosseguir.
Step 6
Passe o lustrador para plásticos em toda superfície, deixando uma camada fina por toda área restaurada. Normalmente ele vem em um vidro de borrifar, caso o seu produto não possua um borrifador, use 1 ou 2 colheres de sopa de lustrador por metro quadrado. Esfregue até ficar uniforme e brilhante. Limpe a área mais uma vez para completar o reparo.
Referências
Dica
- Alguns fabricantes de condicionadores plásticos oferecem produtos com bloqueador solar para plásticos em sua fórmula, que é similar ao conceito de um protetor solar usado para pele. Utilize o produto em sua moto para aumentar seu tempo de vida.
Advertência
- Se uma peça de plástico estiver muito estragada e for uma peça essencial para a segurança do motorista, é recomendável substituir. A segurança deve vir em primeiro lugar.
Sobre o Autor
Hugh Patterson started writing poetry in 1978. He started writing fiction and non fiction in 2003. His work has appeared in "The Nervous Breakdown" magazine and a number of other literary journals. He also writes online book reviews. He studied chemistry and design at Ventura College and had a California Math and Science Teacher's Fellowship through the University of California Santa Barbara.
Créditos Fotográficos
two motorcycles. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com