Como fazer uma saia removível para vestidos de casamento
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
Se você está dividida entre a elegância e dramaticidade de um vestido de noiva longo e o conforto e economia de um curto, então uma saia removível pode lhe oferecer o melhor dos dois mundos. Com planejamento detalhado e adornos apropriados, você pode criar uma elegante saia que pode ser usada durante a cerimônia e depois removida, revelando um vestido menos elaborado e mais confortável para dançar e mais apropriado para ser usado novamente em outras ocasiões.
Tirando as medidas
Step 1
Calce os sapatos que você irá usar no dia do casamento, coloque o vestido de noiva e qualquer outra peça volumosa que será usada por baixo da sua saia removível, como saiotes, anáguas ou armações.
Step 2
Meça a circunferência da sua cintura e da cintura ao chão utilizando uma fita métrica.
Step 3
Meça a circunferência do saiote, ou qualquer outra estrutura que será utilizada por baixo da saia, na altura do joelho e na barra. As medidas indicarão a quantidade de tecido a ser utilizado. Na maioria dos casos, de 3,6 a 4,6 metros de tecido são suficientes para fazer a sua saia, dependendo do volume.
Desenhe e corte as partes da saia
Step 1
Desenhe um retângulo para o cós em papel de molde usando as seguintes medidas: O comprimento (ou lado maior) do retângulo deve ser o mesmo da medida da sua cintura mais 7,5 a 10 cm para prender os fechos, e a largura (ou lado menor) do retângulo deve ter duas vezes a largura desejada para o cós mais 3 cm para a costura, pois o retângulo será dobrado ao meio na hora de ser costurado. Por exemplo, se você quer um cós de 5 cm, o lado menor do retângulo deve medir 13 cm.
Step 2
Desenhe um trapézio em papel para molde menor no topo e que gradualmente aumenta em direção à base; esse será o molde para as três partes que formam a saia. O comprimento do trapézio deve ser igual à medida da sua cintura até o chão. A largura da parte de cima, do meio e da base do trapézio não devem ser menores que um terço da cintura e da circunferência das estruturas utilizadas por baixo da saia, medidas na seção 1, mais alguns centímetros para costura.
Step 3
Corte os moldes. (Para assegurar a simetria, dobre o papel ao meio e corte.)
Step 4
Passe o molde do cós para o tecido e para entretela, que é um tipo de tecido frequentemente costurado ao avesso do tecido para dar rigidez. (O "avesso" do tecido é o lado que não fica visível, o "lado certo" é o que fica aparente.)
Step 5
Passe o molde do trapézio para o tecido. Desenhe as duas partes idênticas restantes da saia usando o mesmo molde do trapézio.
Costure a saia
Step 1
Marque os dois pedaços de tecido das costas onde ficará o zíper. Coloque as duas partes da saia uma sobre a outra, mantendo "o lado certo" do tecido de ambas as partes juntos e a marcação para o zíper alinhada.
Step 2
Costure as bordas das duas partes da base até a marca do zíper, alinhave as aberturas restantes acima da marca do zíper e passe à ferro para marcar a costura.
Step 3
Use alfinetes para prender o zíper no lugar (fechado e para baixo) sobre a costura alinhavada do passo anterior. Vire o tecido de modo que "o lado certo" fique virado para você e costure o zíper usando a sapatilha apropriada. Remova os alfinetes e o alinhavado.
Step 4
Costure a parte da frente da saia à parte de trás que foi feita no passo anterior.
Step 5
Junte a parte de cima da saia alinhavando, deixando uma margem de 1,5 cm, interrompendo nas laterais e franzindo o tecido para que a circunferência seja aproximadamente a mesma da cintura, medida na seção 1. Vire a saia do lado certo e reserve para o próximo passo.
- WKDesigner: Molde 3 em 1 para saia [em inglês]
- Spacefern: Calculadora de molde para saia [em inglês]
- Sewing: Seu guia para costurar bem [em inglês]
- Chiff: Não consegue encontrar o vestido de noiva perfeito? Por que não fazê-lo você mesma? [em inglês]
- Sewing: Dicas sobre vestidos de noiva [em inglês]
- Na hora de escolher o tecido da sua saia removível escolha o mesmo do seu vestido de noiva ou algum que combine com ele.
- Evite erros que podem sair caro, use um musselina barato para testar o caimento antes de cortar o tecido que será usado para fazer a saia.
- Faça as marcações no tecido utilizando giz de alfaiate ou qualquer outro utensílio que não deixe marcas permanentes.
- Evite que bordas sem costura desfiem, faça o acabamento passando uma costura zigzag usando uma máquina de costura.
- Use um ferro de passar comum quando algum dos passos solicitar que você passe alguma costura.
- Michael Blann/Digital Vision/Getty Images