Qual o significado da flor-de-lótus roxa?

••• Image by Flickr.com, courtesy of iZZo ) (Easa Shamih

A flor-de-lótus carrega um grande significado simbólico em várias culturas, especialmente na Ásia e no Egito, e remonta há milhares de anos. O lótus é figura de destaque nas artes e religião e, muitas vezes, é mostrado em artefatos religiosos. No Budismo, o lótus roxo é particularmente significante.

Flor-de-lótus no Egito

Comstock/Comstock/Getty Images

Visto como símbolo de renascimento no Egito antigo, o botão de lótus está intimamente ligado ao sol. A flor se fecha e volta para a água à noite e, ao amanhecer, emerge da água novamente.

Flor-de-lótus na Índia

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O lótus é figura de destaque no mito da criação da Índia, no qual uma flor-de-lótus dourada de mil pétalas, que representa o mundo, surge de águas primitivas pela mente do Ser Supremo.

Flor-de-lótus no Budismo

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A flor-de-lótus é um dos Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo e pode ser em encontrada em praticamente todas as representações das deidades, onde estão sempre retratadas sentadas ou ao lado dela ou segurando uma. O simbolismo da flor-de-lótus está relacionado à forma que surge da sujeira e, embora suas raízes fiquem na lama, ela ainda floresce lindamente na água. Essa é a imagem da iluminação espiritual.

Simbolismo das cores da flor-de-lótus

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O lótus branco representa a perfeição espiritual e a pureza mental; a flor rosa é o lótus supremo e é associado ao Buda; o vermelho está relacionado ao coração e à compaixão; o lótus azul significa sabedoria.

Flor-de-lótus roxa

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A flor roxa é considerada a flor-de-lótus mística e não é tão facilmente encontrada como as flores das outras cores. Geralmente representada ou em botão ou em flor, revelando seu coração, ela pode aparecer em uma haste única ou em hastes triplas ou quíntuplas, e as oito pétalas representam o Nobre Caminho Óctuplo do Budismo.

Mais recentes

×