Como escrever um relatório qualitativo

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Um relatório qualitativo é a descrição de um evento, atividade, observação, pesquisa ou experiência. A estrutura de um relatório qualitativo inclui:
- Resumo
- Introdução
- Histórico do problema
- O papel do pesquisador
- Perspectiva teórica
- Metodologia
- Considerações éticas
- Resultados
- Análise de dados
- Limitações
- Discussão
- Conclusão e implicações
- Referências
- Apêndice
A escolha do estilo e de recursos visuais depende da audiência. Seja conciso e use o tempo passado.
Step 1
Resuma brevemente seu relatório. Inclua o tópico, a pergunta da pesquisa e o objetivo. Mencione brevemente os métodos de coleta de dados, a lógica e a interpretação. (Resumo)
Step 2
Afirme sua pergunta de pesquisa, problemática e objetivo do estudo. Identifique a abordagem da pesquisa, os participantes e o local da pesquisa. A introdução deve conferir uma ideia clara da razão, do método e da importância do relatório para o público-alvo. (Introdução)
Step 3
Redija um breve histórico do problema. Descreva os participantes, o local da pesquisa e o tópico. Utilize fontes estabelecidas, estudos anteriores e suporte com estatísticas quando possível. (Histórico do problema)
Step 4
Indique a sua relação ou a relação do pesquisador com os participantes e experiências passadas e como isso afeta percepções e interpretações, impede objetividade ou melhora a compreensão, a consciência, o conhecimento ou a sensibilidade às questões e contextos estudados. (O papel do pesquisador)
Step 5
Estabeleça a teoria, o tema ou as perspectivas que guiaram o estudo. Cite fontes, teóricos e estudos anteriores autênticos. (Perspectiva teórica)
Step 6
Descreva o método de seleção de participantes (amostragem) e o contexto de pesquisa. Indique o método de coleta de dados - entrevistas pessoais estruturadas ou não, questionários, foco do grupo de discussão, observação do participante, análise de documentos. Explique como os instrumentos foram desenvolvidos, as observações registradas e a lógica para os métodos escolhidos. (Metodologia)
Step 7
Explique os passos dados antes da pesquisa para informar os participantes das atividades de coleta de dados e uso proposto dos resultados. Descreva os passos dados para respeitar os direitos dos participantes, obter seu consentimento, ter permissão para o local da pesquisa e garantir a confidencialidade das informações dos participantes. (Considerações éticas)
Step 8
Apresente os resultados de maneira visualmente atraente em um nível que a audiência possa entender prontamente. Use tabelas, gráficos e quadros se necessário. Não inclua interpretações nesta seção. (Resultados)
Step 9
Interprete os dados apresentados. Descreva o processo de análise de dados e os programas de computador. Use gráficos e quadros se necessário. Suporte interpretações importantes com evidências e diversas citações, se aplicável. (Análise de dados)
Step 10
Mostre como as fronteiras da amostragem, do local da pesquisa, do tempo, da metodologia e/ou da análise limitaram os resultados. (Limitações)
Step 11
Escreva uma narrativa descritiva em torno das interpretações e pergunta(s) de pequisa. Use ilustrações, tais como citações de participantes e evidências analíticas para embasar os argumentos. Use revisão da literatura de estudos anteriores e teorias relevantes para comparar, se necessário. Proponha novas questões se os dados sugerem resultados imprevistos. (Discussão)
Step 12
Apresente as conclusões principais em relação à(s) pergunta(s) da pesquisa e propósito do estudo. Inclua como os resultados se relacionam às perspectivas teóricas. Acrescente os pontos principais de discussão e questões para pesquisas futuras. (Conclusão e implicações)
Step 13
Escreva a lista de referências usando um estilo apropriado, como o manual da A.P.A (sigla em inglês para Associação Americana de Psicologia). Inclua todas as citações. Seja exato e preciso. O leitor deve ser capaz de localizar as fontes utilizadas. (Referências)
Step 14
Inclua contextos de dados adicionais e diagramas que ilustram a análise. Acrescente cartas de permissão e uma amostra dos formulários de consentimento dos participantes. Não inclua nomes de pessoas e instituições. (Apêndice)
Mais Artigos
Como escrever uma redação de autoavaliação→

Dinâmicas de grupo sobre liderança e delegação→

Como fazer uma breve descrição de si mesmo ao se candidatar a um emprego→

Como escrever uma descrição de um projeto para fazer uma proposta→

Como escrever uma carta de reclamação para os recursos humanos→

Como escrever um relatório de plano de aula→

Referências
Recursos
Dica
- Para relatórios extensos, considere a escrita de um resumo executivo: uma versão resumida de seu relatório abrangente.
Sobre o Autor
A travel writer for over 10 years, Seeta Shah Roath features economic reviews, investment opportunities, history, culture and tourism in different countries. She has a Doctoral degree in education from the University of Phoenix and a passion for e-learning. Her articles appear in Washington Times Global and Examiner.com.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images