Como fazer soda cáustica usando cinzas

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

A soda cáustica é uma solução alcalina com um pH corrosivo, usada para curar alguns alimentos, como azeitonas, e também para fazer produtos de limpeza, como detergentes, sabão, e limpa forno. Ela pode ser produzida em um laboratório, mas a forma tradicional é fazê-la a partir de cinzas.

Passo 1

Faça um furo no centro da parte de baixo do seu barril; em seguida, encaixe uma rolha neste buraco. Arrume os quatro blocos de concreto em forma de quadrado. Coloque um recipiente de plástico ou de metal não reativo sob o barril, entre os blocos.

Passo 2

Coloque palha seca no fundo do barril, e comprima usando as pedras de rio. Coloque mais palha sobre as pedras e coloque as cinzas sobre a palha. Despeje água destilada ou filtrada sobre as cinzas. Reserve por alguns dias, cobrindo o barril com uma tampa. Coloque tijolos ou pedras sobre a tampa para mantê-la no lugar.

Passo 3

Retire a rolha do buraco com um alicate ou pinça e deixe a água de barrela escorrer. Isso pode levar horas ou até mesmo alguns dias. Para concentrar a soda cáustica, você pode fervê-la em uma panela pesada e não-reativa. Outra opção é repetir o processo de filtragem por mais alguns dias.

Mais recentes

×