Como solicitar permissão para usar um logotipo
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
O logotipo representa o símbolo de uma corporação, marca ou organização. Como a imagem pública de uma empresa está vinculada a sua identidade de marca, muitas vezes é necessário seguir algumas políticas e regras para usar um logotipo. Usar a marca de uma empresa sem autorização é ilegal e passível de ação judicial. No livro "Web Marketing for Dummies" (Marketing digital para principiantes), o autor Jan Zimmerman adverte: "Obtenha autorização para usar links de gráfico, tal como o logotipo da marca registrada de alguma empresa ou qualquer outra marca que pareça questionável".
Step 1
Pesquise no site da organização ou entre em contato com o escritório central para saber o nome da pessoa responsável, endereço ou e-mail do departamento encarregado de analisar as permissões e pelo uso da propriedade intelectual. Se estiver disponível online, faça o download e imprima o formulário de solicitação de permissão.
Step 2
Escreva uma carta explicando como planeja usar o logotipo da empresa. Informe se ele será usado impresso, em vídeo ou na web. Explique com detalhes o formato e, principalmente, se você utilizará uma nova tecnologia que o proprietário da marca não conhece para distribuir conteúdo.
Step 3
Informe detalhadamente o conteúdo do material que será abordado em sua publicação ou vídeo. É importante comunicar para os representantes da empresa que o uso do logotipo não estará associado a opiniões políticas ou crenças que sejam contrárias à visão ou missão da companhia.
Step 4
Crie caixas de seleção no final da carta para que os representantes assinalem a concessão ou negação da permissão. Deixe também um espaço para o nome e assinatura dos responsáveis, para que o documento tenha validade e possa servir de prova caso seus direitos de uso sejam questionados no futuro. Por exemplo, você pode deixar uma linha ao lado das opções "permissão concedida" e "permissão negada". O representante da organização assinala a caixa de seleção apropriada à resposta da sua solicitação e a envia até você.
Step 5
Preencha o formulário online de solicitação de permissão e imprima três cópias. Arquive uma e envie as outras duas juntamente com a carta que explica como e por que o logotipo será usado.
Step 6
Algumas organizações têm várias versões de seu logotipo. Imprima uma cópia colorida daquele que você deseja usar.
Step 7
Caso você não consiga explicar claramente o seu projeto através da carta, inclua um modelo, amostra ou layout do documento que levará o logotipo. Assim, os representantes da marca terão uma melhor ideia de como ele será usado.
Step 8
Se o logotipo for utilizado em um vídeo, crie uma maquete da cena em que ele será usado. Recrie a cena por meio de fotografias ou tire uma foto diretamente do vídeo já pronto.
Step 9
Coloque todo o material em um envelope com seu endereço impresso. Envie junto alguns selos para que a empresa os utilize quando enviar o formulário de volta para você. Assim, a organização não precisará pagar pela postagem da resposta e você mostrará o seu profissionalismo. Envie sua solicitação por carta registrada.
Mais Artigos
Como calcular taxas do Paypal→
Como enviar uma carta comercial com cópia para vários destinatários→
Como redigir uma carta solicitando gratificações por serviços especiais →
Como fazer um portfólio para conseguir patrocinadores→
Como achar o balanço contábil de qualquer companhia→
10 tipos de cartas comerciais→
Referências
- “Business Communication: Process and Product”; Mary Ellen Guffey; 2007 [em inglês]
- “Web Marketing for Dummies”; Jan Zimmerman; 2008 [em inglês]
- “The 2010 Solo and Small Firm Legal Technology Guide: Critical Decisions Made”; Sharon Nelson; 2010 [em inglês]
Recursos
- “The Internet Legal Guide: Everything You Need to Know When…”; Dennis Powers; 2002 [em inglês]
Sobre o Autor
Sam Williams has been a marketing specialist and ad writer since 1995. He has been published in magazines such as "Reaching Out" and "Spa Search." He served in various sales and marketing positions with major corporations such as American Express, Home Depot and Wells Fargo. Williams studied English at Morehouse College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images