Como solucionar problemas em um corpo de borboleta (TBI)

••• Handout/Getty Images Sport/Getty Images

O corpo de borboleta de um carro fornece o controle da injeção de ar e combustível de modo que o sistema não vaze e funcione de forma eficiente. Quando essa peça automotiva não está funcionando corretamente ou seus sensores eletrônicos começam a disparar as leituras para o computador de diagnóstico a bordo mostrando problemas, pode criar problemas no carro. Não só um corpo de borboleta com defeito têm a capacidade de fazer com que a luz de verificação do motor acenda, mas ele também pode acionar outros sensores para compensar suas leituras erradas, causando outros problemas em outros lugares. Questões tipicamente relacionadas incluem a sonda lambda e o sensor de fluxo de massa de ar. Como resultado, o diagnóstico do corpo de borboleta com problema em um veículo pode incluir também um processo de retirada de outras peças.

Eliminando as questões não relacionadas à fonte do problema

Passo 1

Abra o capô do carro e sustente-o com a haste de apoio para manter a área do motor livre para trabalhar. Abra a caixa de filtro de ar para retirar o filtro de ar velho. Use um aspirador de pó para remover todos os tipos de detritos capturados pelo filtro. Substitua o filtro de ar por um novo. Feche a caixa.

Passo 2

Desconecte a mangueira da admissão de ar do sensor de fluxo de massa de ar com a mão. Use uma chave de fenda para desconectar qualquer braçadeira de fixação da mangueira. Use uma chave de fenda ou chave de torque, dependendo do parafuso utilizado, para separar o sensor de fluxo de massa de ar da caixa de ar. Pulverize os fios do sensor com o limpador de sensor de fluxo de massa e seque com um pano novo. Não toque com nada nos fios. Reinstale o sensor, invertendo os passos dessa seção.

Passo 3

Vá para baixo do carro, perto da transmissão. Encontre a sonda lambda traseira no escapamento. Use uma chave inglesa ou uma ferramenta de sonda lambda para desconectá-la. Desconecte os fios da sonda do carro. Substitua a sonda por uma nova. Conecte a nova fiação. Volte para cima do veículo e use um scanner OBD para limpar os códigos de erro do carro e iniciá-lo novamente. Veja se os avisos do corpo de borboleta persistem ao ligar o carro.

Após a eliminação, consertando o problema do corpo de borboleta

Passo 1

Localize o corpo de borboleta na extremidade da mangueira de ar que vai para o bloco do motor após a retirada do sensor de fluxo de massa de ar. Use uma chave de fenda para desconectar a braçadeira. Puxe a mangueira para fora do corpo de borboleta.

Passo 2

Use uma lanterna, se possível, para verificar o acúmulo de carbono no interior do corpo. Verifique se a tampa do acelerador não está presa aberta. Use uma chave catraca e uma chave inglesa para soltar os parafusos que prendem o corpo de borboleta no bloco do motor. Puxe o corpo de borboleta e desconecte o sensor eletrônico da fiação do carro

Passo 3

Pulverize o limpador de carburador ou solvente semelhante para dizimar os depósitos de carbono no interior do corpo de borboleta e da borda. Esfregue a peça com uma escova de plástico para evitar arranhar a borda sensível. Esfregue até ficar bem limpo. Deixe o corpo seco. Remonte o corpo de borboleta no bloco do motor com uma nova junta de base entre o corpo de borboleta e o bloco. Volte a ligar o sensor do corpo de borboleta e a mangueira de admissão, apertando a braçadeira com uma chave de fenda.

Passo 4

Limpe os códigos de erro do carro com o scanner OBD conectado a ele e teste o motor, ligando-o para ver se a luz de verificação e os códigos de erro aparecem novamente.

Mais recentes

×