Como fazer sombra para maquiagem usando lápis de cera

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A parte mais cara de fazer sombra para maquiagem em casa é comprar a mica — o mineral usado para dar cor a esse tipo de produto. Os 37 tipos diferentes de mica são moídos e combinados para fazer as cores usadas em tudo, desde tinta a corantes alimentícios e maquiagem. Em vez de comprar a mica, porém, você pode fazer sombra usando lápis de cera.

Passo 1

Compre lápis de cera não tóxicos nas cores desejadas. Com um pilão, amasse-os bem. Outra opção é colocar os lápis em um saco plástico com fechamento hermético e triturá-los com um soquete ou com um rolo.

Passo 2

Coloque o lápis amassado em um moedor de ervas para que o resultado seja um pó bem fino. Ponha esse pó em uma tigela — uma para cada dor. Após o uso, limpe seu moedor com um pano de prato limpo e seco.

Passo 3

Experimente diferentes combinações de cor misturando pequenas quantidade de pó dentro do moedor. Assim que encontrar o tom desejado, examine a mistura para ver se ela se encontra homogênea. Se não, continue moendo a mistura até que ela esteja.

Passo 4

Coloque a mistura em uma tigela limpa e acrescente o pó aglutinante. Use uma colher para mexer bem até formar uma pasta.

Passo 5

Prense a mistura em um recipiente de sombra antigo usando a parte de trás de uma colher. Deixe a sombra secar antes de usá-la.

Mais recentes

×