Como substituir manteiga por óleo nas panquecas

••• melting butter pancakes image by Ray Kasprzak from Fotolia.com

Usar manteiga em vez de óleo em uma receita de panquecas adicionará um sabor delicioso, mas você deve fazê-lo cuidadosamente para não alterar a consistência da massa. Nem todas as gorduras são produzidas da mesma forma. As gorduras de óleo vegetal contêm 100% de gordura e nunca solidificam. Os óleos líquidos revestem uniformemente a farinha da receita, provendo uma consistência suave. A manteiga contém aproximadamente 81% de gordura e 19% de leite ou água.

Passo 1

Limpe a manteiga para remover as partes sólidas do leite. Coloque manteiga em uma frigideira pequena sobre fogo baixo e mexa de vez em quando. Quando notar uma camada branca depositada no fundo da frigideira, remova-a do fogo e coe a manteiga para um recipiente à prova de calor e descarte o resíduo branco. Use a manteiga filtrada na mesma medida do óleo vegetal para a receita de panquecas.

Passo 2

Siga uma fórmula de conversão entre manteiga e óleo para determinar a quantidade de manteiga filtrada que precisa ser usada para substituir o óleo na receita de panquecas. De acordo com a tabela de conversão disponibilizada no site Good Cooking, se a receita precisar de 1/4 xícara de óleo use 1/3 de xícara de manteiga. Se a receita pedir 1/2 xícara de óleo, use 2/3 xícara de manteiga.

Passo 3

Teste a receita alterada antes de servi-la em um "brunch" formal ou café da manhã para alguém especial. O óleo vegetal e a manteiga contêm gêneros diferentes de gordura que atuam de maneira diversa na receita. Tenha em mente que a manteiga fica com cor marrom mais rapidamente, por isso, verifique suas panquecas frequentemente para evitar queimá-las.

Mais recentes

×