Como substituir manteiga por óleo nas panquecas

Mesmo que não tenha óleo vegetal, você pode preparar panquecas leves e deliciosas

melting butter pancakes image by Ray Kasprzak from Fotolia.com

Usar manteiga em vez de óleo em uma receita de panquecas adicionará um sabor delicioso, mas você deve fazê-lo cuidadosamente para não alterar a consistência da massa. Nem todas as gorduras são produzidas da mesma forma. As gorduras de óleo vegetal contêm 100% de gordura e nunca solidificam. Os óleos líquidos revestem uniformemente a farinha da receita, provendo uma consistência suave. A manteiga contém aproximadamente 81% de gordura e 19% de leite ou água.

Step 1

Limpe a manteiga para remover as partes sólidas do leite. Coloque manteiga em uma frigideira pequena sobre fogo baixo e mexa de vez em quando. Quando notar uma camada branca depositada no fundo da frigideira, remova-a do fogo e coe a manteiga para um recipiente à prova de calor e descarte o resíduo branco. Use a manteiga filtrada na mesma medida do óleo vegetal para a receita de panquecas.

Step 2

Siga uma fórmula de conversão entre manteiga e óleo para determinar a quantidade de manteiga filtrada que precisa ser usada para substituir o óleo na receita de panquecas. De acordo com a tabela de conversão disponibilizada no site Good Cooking, se a receita precisar de 1/4 xícara de óleo use 1/3 de xícara de manteiga. Se a receita pedir 1/2 xícara de óleo, use 2/3 xícara de manteiga.

Step 3

Teste a receita alterada antes de servi-la em um "brunch" formal ou café da manhã para alguém especial. O óleo vegetal e a manteiga contêm gêneros diferentes de gordura que atuam de maneira diversa na receita. Tenha em mente que a manteiga fica com cor marrom mais rapidamente, por isso, verifique suas panquecas frequentemente para evitar queimá-las.

×