Como cozinhar com estévia líquida

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

A estévia é um produto natural usado como suplemento alimentar e adoçante. De acordo com a Associação Europeia de Estévia, ela é 300 vezes mais doce que o açúcar. Ao contrário do açúcar, a estévia é uma erva sem calorias que não aumenta o nível de açúcar do sangue, o que significa que é uma alternativa às pessoas que precisam controlar o consumo de glicose. Os povos sul-americanos têm usado essa planta por centenas de anos, para adoçar alimentos e bebidas. Ela também tem sido usada por décadas na Ásia, ainda de acordo com a associação.

Passo 1

Escolha uma receita e leia os ingredientes para saber o quanto de açúcar é necessário. Para cada xícara de açúcar, use uma colher de chá de estévia líquida, de acordo com o site Stevia Info. Por exemplo, se sua receita pede 1/2 xícara de açúcar, use 1/2 colher de chá de estévia líquida.

Passo 2

Use um conta-gotas ao substituir quantidades menores que 1/4 de xícara. Por exemplo, se a receita pedir 1 colher de chá de açúcar, adicione entre duas a quatro gotas de estévia líquida. Comece pela menor quantidade. Prove para saber se está doce o bastante antes de adicionar mais gotas.

Passo 3

Adicione 1/3 de xícara de líquido à receita para substituir a massa perdida com a não adição de açúcar. Ao fazer a substituição, líquidos como sucos com 100% de fruta, água ou claras de ovos devem ser misturados à receita para cada xícara de açúcar substituída por estévia. Você também pode adicionar iogurte, molho de maçã, manteiga de maçã ou qualquer outro purê de fruta que combine com a receita.

Passo 4

Conheça as limitações ao cozinhar com estévia. Evite usá-la ao preparar pratos que contenham fermento biológico, como pães salgados e doces. Confira se a comida está pronta enfiando um palito de dentes ou faca na massa, ao invés de esperar a massa ficar dourada.

Mais recentes

×