Como substituir o óleo por iogurte em bolos

••• yaourt image by Claudio Calcagno from Fotolia.com

Se você adora cozinhar mas deseja reduzir a gordura e o óleo em algumas de suas sobremesas favoritas, inclua iogurte na receita. O iogurte deixa o bolo especialmente úmido e acrescenta cálcio e proteína. Ao incorporá-lo à sua receita, seja preciso nas medidas dos ingredientes, de forma que o bolo tenha o sabor e a consistência certos.

Passo 1

Leia a receita cuidadosamente para ver quanto iogurte será necessário como um substituto para o óleo.

Passo 2

Meça metade da quantidade de manteiga que a receita pede e coloque-a na massa do bolo. Se estiver usando óleo na receita, substitua 1/2 xícara de óleo por três quartos da quantidade de iogurte. Por exemplo, se a receita pede 1 xícara de óleo, use 1/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de iogurte, e 1/2 xícara de óleo.

Passo 3

Meça o iogurte para a outra metade do óleo ou manteiga da receita e coloque-o também na massa do bolo.

Passo 4

Use iogurte no lugar do creme de leite se a receita pedi-lo. Isso removerá um pouco do óleo e da gordura do bolo ao passo em que ainda deixa o bolo macio e úmido.

Passo 5

Acrescente iogurte ao invés de óleo se quiser que o bolo seja bastante úmido. Reduza os líquidos na receita em pelo menos uma colher de sopa para que o bolo asse por completo no centro.

Mais recentes

×