Como substituir o xarope de milho em uma receita em casos de alergia

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mais barato e tão versátil quanto o açúcar, o xarope de milho dá uma textura suave aos assados e a outros alimentos, além de impedir a cristalização de receitas de doces e geleias. Esse produto também é menos doce que o açúcar, reduz a gordura de receitas e não acrescenta nenhum sabor adicional ao produto final, como fazem o mel e o melaço. No entanto, quem tem alergia a milho não pode ingerir esse adoçante, pois ele é derivado do amido de milho. Felizmente, outros ingredientes domésticos comuns podem ser usados para substituir o xarope de milho, sem prejuízos ao sabor.

Para substituir 1 xícara de xarope de milho por açúcar

Passo 1

Misture o açúcar e a água na panela e coloque em fogo médio.

Passo 2

Ferva a mistura por um minuto, ou até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Passo 3

Deixe esfriar. Coloque a mistura em um recipiente hermético e mantenha-o na geladeira quando não estiver utilizando-o.

Outras substituições

Passo 1

Substitua o xarope de milho em sua receita com a mesma medida de mel ou xarope de bordo. Estes são ligeiramente mais doces que o xarope de milho e também acrescentarão seus respectivos sabores aos produtos finais.

Passo 2

Substitua o xarope de milho pela mesma medida de melado. O melado, ou xarope dourado, é feito de açúcar refinado e pode ser usado para substituir a mesma medida de xarope de milho. Sua cor é tipicamente âmbar, com aparência e viscosidade semelhantes à do mel.

Passo 3

Substitua o xarope de milho pela mesma medida de xarope de arroz integral. Assim como o primeiro é feito de amido de milho, o segundo é feito do amido do arroz. Ele é marrom e seu sabor distinto será sentido no produto final.

Passo 4

Substitua uma medida de xarope de milho por meia medida de néctar de agave, aumentando a quantidade de outros líquidos da receita em 1/3 de xícara. Uma opção orgânica com pouca gordura, o néctar de agave é derivado da seiva da planta agave e tem um sabor muito parecido com o do xarope de bordo.

Mais recentes

×