Sucesso profissional: Roberto Justus dá 15 dicas

••• Divulgação

"Você está demitido". Essa frase tornou o empresário Roberto Justus conhecido por todo o Brasil e é temida por muitos profissionais. Justus é sinônimo de sucesso nos negócios. O CEO e sócio-fundador do Grupo Newcomm costuma dar palestras e entrevistas com dicas para ser bem-sucedido na carreira profissional. Confira alguns toques do apresentador de "O Aprendiz" para evitar ouvir a temida frase.

Overview

Divulgação

"Você está demitido". Essa frase tornou o empresário Roberto Justus conhecido por todo o Brasil e é temida por muitos profissionais. Justus é sinônimo de sucesso nos negócios. O CEO e sócio-fundador do Grupo Newcomm costuma dar palestras e entrevistas com dicas para ser bem-sucedido na carreira profissional. Confira alguns toques do apresentador de "O Aprendiz" para evitar ouvir a temida frase.

Seja "amador"

Kim Carson/Digital Vision/Getty Images

Segundo Justus, para ser um profissional de sucesso é preciso amar aquilo que faz. Em uma entrevista para a revista Glamour, ele disse: "Faça o que você ama. É preciso ser 'amador' antes de ser profissional". De acordo com o empresário, também é necessário ter determinação para não desanimar com os problemas que surgirem ao longo do caminho.

Cuide da saúde

Patrick Ryan/Photodisc/Getty Images

Para o empresário, a aparência é fundamental. Segundo ele, entre dois candidatos com currículos semelhantes, o visual se torna um critério de desempate. De acordo com ele, entre uma pessoa com o peso normal e outra com obesidade mórbida, é provável que seja contratado aquele que tiver a melhor condição física. Quem contrata reflete sobre os problemas que pode estar evitando.

Não persista no erro

alphaspirit/iStock/Getty Images

O apresentador alerta que um dos indícios de que você pode estar correndo risco de ser demitido é ser alertado e orientado várias vezes sobre determinada questão. Portanto, para não ouvir a temida frase, procure ouvir os conselhos de seus superiores com atenção e evite cometer as mesmas falhas.

Seja criativo

alphaspirit/iStock/Getty Images

De acordo com Justus, quando se trata de criatividade, "bom" nunca é suficiente. É necessário se superar, passar dos limites e buscar o "fora de série". Um profissional de excelência precisa quebrar regras e padrões e resistir ao comum para atingir seus objetivos.

Deixe claro o que você quer

carton_king/iStock/Getty Images

Para o CEO do Grupo Newcomm, um líder precisa sempre deixar claro o que deseja e acompanhar o processo de produção para ter certeza de que as coisas estão ocorrendo exatamente como planejado. "Com as pessoas que eu lidero, que eu comando, a primeira coisa que eu quero fazer é deixar claro para eles o meu objetivo", contou Justus em "O Aprendiz".

Tenha força de vontade

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Segundo o empresário, todos querem alcançar o sucesso e ser bem-sucedidos, mas sem força de vontade isso não é possível. Um líder deve saber tomar decisões e delegar tarefas aos seus comandados. Uma dica é fazer uma lista do que não fazer em vez da clássica lista das coisas que precisa realizar.

Tenha visão

BrianAJackson/iStock/Getty Images

Para Justus, ter visão é conseguir perceber o que faz a diferença. Segundo ele, uma visão significativa prevê uma realização de mesmo porte, ou seja, que também é significativa. Ver melhor o que está vindo pode ser mais importante do que fazer melhor.

Tenha bom caráter

Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

O mercado de trabalho é grande, mas pode guardar surpresas. Portanto, segundo o empresário, se você prejudica alguém, pode se deparar futuramente com essa pessoa. Isso não significa que é necessário mudar de opinião somente para agradar, mas sim falar ao cliente o que ele precisa e não o que ele quer ouvir.

Poder de persuasão

Fuse/Fuse/Getty Images

Para o empresário, saber persuadir, ou seja, convencer as pessoas à sua volta é uma arte. Para ter um bom poder de persuasão é necessário que a pessoa acredite em si e na ideia ou produto que está vendendo. Se você não crê em si mesmo ou no que está vendendo, ninguém vai acreditar.

Tenha coragem

frankpeters/iStock/Getty Images

O empresário conta com uma dica preciosa para quem quer ser bem-sucedido: ter coragem para ir além dos limites criados por você mesmo. De acordo com ele, é necessário ter coragem para fazer mudanças e, então, encarar novos desafios na carreira.

Tenha energia

Stolk/iStock/Getty Images

Às vezes, é necessário ficar revoltado quando o outro tem uma ideia melhor que a sua. Essa energia é importante quando se fica "mordido", para questionar os erros. "Por que o outro fez melhor do que eu?". Segundo Justus, isso é necessário para manter a vantagem competitiva. Não é para perder a razão ou o equilíbrio, mas ficar mais "mordido" pode fazer bem.

Caso trabalhe de casa, tenha um home office bem organizado

Reprodução blog.callix.com.br

É necessário pensar nas soluções de funcionalidade do ambiente de trabalho, aponta Justus. Por isso, a forma de combinar cada acessório deve ser tão bem cuidada quanto o valor de cada peça. É preciso pensar na melhor maneira de transformar um espaço doméstico em um centro eficiente de trabalho.

Esteja sempre preparado

Andrzej Podsiad/iStock/Getty Images

É importante sempre estar preparado para que alguma coisa não vá tão bem. Segundo Justus, sempre que algo está indo muito bem em sua vida, ele se prepara para alguma decepção. "As estatísticas não mentem", disse ele em "O Aprendiz". Não é que seja um castigo, mas é normal, depois de muitas vitórias, ficar tranquilo e sereno e acabar deixando de aparar algumas arestas.

Seja ético

michele piacquadio/iStock/Getty Images

Para Justus, ser ético e estar dentro das leis é uma condição fundamental. Segundo o empresário, a ética deve prevalecer sobre tudo, mesmo em um mundo em que há muita competição e necessidade de lutar pelo seu espaço. Tudo deve ser feito com ética e dignidade.

Mantenha-se atualizado

violetkaipa/iStock/Getty Images

Segundo Justus, na época em que ele entrou na profissão, não havia os recursos que existem hoje. Se ele não corresse atrás e não se atualizasse, estaria quatro anos atrás, fora do mercado. Portanto, para o empresário, é importante estar atualizado para ficar sempre um passo a frente.

Mais recentes

×