Como fazer sulfato de zinco

••• zinced screws image by amlet from Fotolia.com

O sulfato de zinco é um composto iônico incolor utilizado na fabricação de raiom e fertilizantes. Ele também é usado para eliminar musgo, embora não deva ser aplicado indiscriminadamente, já que representa uma ameaça para o meio ambiente e especialmente para os organismos aquáticos. É possível produzir sulfato de zinco utilizando zinco e ácido sulfúrico, ou zinco e sulfato de cobre. Por favor, note que o ácido sulfúrico é uma substância química perigosa que pode causar danos graves se usada ​​de forma inadequada. Apenas tente esse experimento em um laboratório com equipamentos de segurança adequados.

Passo 1

Coloque os óculos de segurança, luvas e jaleco. A partir deste ponto, você deve operar sob um exaustor para sua segurança.

Passo 2

Despeje alguns pedaços de zinco granulado em um copo.

Passo 3

Meça 15 ml de ácido sulfúrico diluído, usando o cilindro de medição. Feito isso, derrame-o no zinco contido no copo.

Passo 4

Assista a reação. A solução de ácido sulfúrico deve borbulhar conforme o gás hidrogênio for liberado. A reação é muito lenta, por isso, pode demorar alguns minutos para ser concluída. Sua conclusão coincide com o grau de formação das bolhas, até que elas cesse (significando o fim da reação). Nesse ponto, haverá uma solução de sulfato de zinco e ácido sulfúrico.

Mais recentes

×