×
Loading ...

Como tingir collants

Collants podem ser usados de várias maneiras diferentes, mas as mais comuns são em apresentações de dançarinos ou ginastas. Você pode tingir o seu collant para combinar com o restante da sua roupa. A vantagem é que você pode ter controle sobre o resultado final. Essas peças são feitas geralmente de uma mistura de elastano e náilon, ou elastano e algodão. Tingir essas misturas pode parecer um desafio, mas, se você souber qual a técnica certa que deve usar, o processo é bastante simples.

Instruções

Tingir à mão o seu collant permite escolher a cor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Mistura com náilon

  1. Use uma tintura ácida para o náilon. Confira a etiqueta do collant para verificar qual a temperatura máxima permitida para lavagem. Tecidos com elastano e náilon normalmente não aceitam muito calor. (A etiqueta pode trazer a palavra lycra, que é uma marca de elastano).

    Loading...
  2. Aqueça uma panela de aço inoxidável com água. Use apenas a quantidade de água suficiente para aquecer o collant e permitir que ele se movimente. A panela usada para esse procedimento não deverá mais ser usada para preparar alimentos. Use uma velha ou compre uma usada.

  3. Coloque o termômetro para culinária e monitore a temperatura da água. Coloque a tinta na panela e aqueça a água até a temperatura máxima recomendada para o collant. Se você tiver uma receita específica para a cor deseja, siga as instruções. A quantidade de tinta deve ser aproximadamente 3% do peso do tecido. Por exemplo, para um tecido que pesa 300 g, use 9 g de tintura.

  4. Adicione vinagre à panela e mexa. A quantia indicada é 1/2 copo para cada 1 kg de tecido. Deixe o collant de molho na água em temperatura alta por 30 minutos, e mexa com frequência. Coloque luvas de borracha e remova o collant. Enxágue bem, usando água morna.

  5. Lave o collant na máquina, com uma colher de sopa de detergente líquido para cada 250 g de tecido.

    Mistura com algodão

  1. Use tintura reagente em água fria. Collants de algodão possuem também uma percentagem de elastano. Essa parte, porém, é pequena e fica oculta no algodão. O tecido pode ser tingido como se fosse apenas de algodão.

  2. Lave o collant à máquina, mas não seque. É preciso que o tecido esteja úmido.

  3. Use luvas de borracha e uma máscara protetora. Misture um copo de carbonato de sódio em 4 L de água. Mexa para dissolver bem. Deixe o collant de molho nessa solução por pelo menos 30 minutos.

  4. Misture a tinta em uma pequena quantidade de água em temperatura ambiente. Se você escolheu uma receita para uma cor específica, siga as instruções. Geralmente se usa uma colher de sopa de tinta para 1/2 kg de tecido.

  5. Coloque o collant em um balde ou contêiner limpo e acrescente água em temperatura ambiente -- o suficiente para cobrir a peça e deixá-la se mover. Despeje a mistura de tinta nessa água e misture. Deixe o collant de molho por três horas; deixe mais tempo para cores muito escuras, como preto ou azul-marinho.

  6. Remova o collant e enxágue em água fria até que escorra água limpa. Lave à máquina, com uma colher de sopa de detergente líquido para cada 250 g de tecido.

Loading...

O que você precisa

  • Tintura ácida para tecido
  • Panela de aço inoxidável
  • Termômetro para culinária
  • Vinagre (1/2 copo para 1 kg de tecido)
  • Luvas de borracha
  • Detergente de louça
  • Tintura para tecido, reagente em água fria
  • Máscara protetora
  • Carbonato de sódio
  • Balde ou contêiner grande

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...