×
Loading ...

Tipos de técnicas de sombreamento em desenho

Quando um artista utiliza uma técnica de sombreamento em um desenho, faz uma série de marcas regulares e irregulares em uma área para criar tonalidades. Aplicado corretamente, o estilo de sombreamento cria textura, tons, sombras ou formas. Você pode sombrear com carvão ou bico de pena (nanquim), em uma abordagem gestual ou por meio de um planejamento cuidadoso. Experimente sombrear para criar seu próprio estilo de desenho através de tom e textura.

Sombrear cria tom, forma e textura em composições em preto e branco (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pincelada única

Ao usar a técnica de pincelada única, você aplica as linhas de sombreamento verticalmente, horizontalmente ou em um mesmo ângulo, em pinceladas equidistantes. As linhas são paralelas entre si e o peso da linha não é variado. Sozinha, a pincelada única sugere a direção de um plano ou superfície suave. Dispor as linhas paralelas mais próximas umas das outras cria um tom mais escuro, enquanto espalhá-las cria tons mais claros.

Loading...

Pincelada de retorno

A pincelada de retorno é feita de tal forma que a sua mão não se erga da página. Desenhe as linhas de frente para trás e de trás para frente, movimentando-se livremente, em um ziguezague. Use a pincelada de retorno para desenhos mais leves e menos estruturados, de preferência como uma abordagem mais gestual da forma e da figura, ou use-a para criar formas arrojadas e refinadas com uma abordagem formalista.

Pincelada irregular

Ao dispor pinceladas com uma medida desigual, você cria um conjunto irregular de linhas que sugere a textura de uma superfície ou uma forma. Diferentemente de usar pincelada única para criar tons, o uso das pinceladas irregulares mostra a direção do plano, assim como indica a forma ou a textura dele. Embora as pinceladas irregulares possam ser aplicadas aleatoriamente, esse nem sempre é o caso. As pinceladas irregulares aplicadas com método podem criar formas sólidas ao representar roupas ou superfícies sintéticas.

Sombreamento cruzado

A aplicação de qualquer número dessas técnicas em camadas de pinceladas anguladas é chamada de "sombreamento cruzado". Use o sombreamento cruzado para explorar mais os tons, pois ele cria áreas mais escuras e sugere sombras. O sombreamento cruzado curvilíneo sugere as formas mais complexas do corpo humano ou outros objetos arredondados. Quanto mais formalista for a abordagem, mais rígido o objeto parecerá, enquanto uma pincelada solta sugere um tema mais orgânico. Para aumentar o contraste em um desenho, faça um sombreamento cruzado em várias camadas, criando áreas muito escuras, nas quais apareça muito pouco do papel, e deixe outras áreas muito claras e esparsamente marcadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...