Como tratar as pedras na vesícula do seu cão sem cirúrgia

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

A formação de pedra na vesícula de animais pode ser diminuída, mas não totalmente erradicada. Se as pedras aumentam de tamanho, elas terão de ser removidas cirurgicamente, pois podem obstruir a uretra, o canal por onde a urina é liberada. O tratamento para se evitar a formação de pedra na vesícula pode ser auxiliado por uma dieta, mas esta geralmente ocorre depois que as pedras são removidos. O cão deve se submeter à dieta prescrita para evitar a formação de pedra e não pode comer outros alimentos para cães. Existem medicamentos que tornam a urina menos ácida e, assim, evitam a formação de pedras.

Step 1

Há maneiras de evitar a formação de pedra na bexiga, mas você terá que fazer sua parte para garantir o sucesso do tratamento; não há garantias, mas pode protelar o surgimento de pedras. Uma terapia recomendada é a utilização de cápsulas de oxicoco ou suco de oxicoco como uma alternativa. O oxicoco acidifica o pH da urina do cão, o que reduz as chances de formação de pedras. Ao manter um pH mais baixo, você evita infecções da bexiga e pode reduzir a formação delas.

Step 2

O sumo de oxicoco pode ser dado puro ou diluído em água. A utilização de suplementação de oxicoco, no entanto, pode ter um efeito inverso, se usado por muito tempo. Pedras chamadas de oxalato de cálcio podem se formar, de modo que a superdosagem do oxicoco deve ser evitada. Trabalhe sempre com o seu veterinário quando utilizar a suplementação.

Step 3

Forneça água, além do suplemento de oxicoco. Este age reduzindo o crescimento de bactérias e prevenindo as infecções urinárias. O suco dessa fruta dura cerca de sete horas e é uma alternativa natural aos antibióticos prescritos. Se seu cão parece estar com problemas e você está fornecendo o suco de oxicoco, consiga uma consulta o mais rápido possível com o seu veterinário, pois não conseguirá adivinhar o que está errado sozinho; descobrirá o problema apenas por meio de consultas e exames.

×