×
Loading ...

Como utilizar uma solução de PVA para fazer uma geleca

O álcool polivinílico, ou PVA, representa um membro de uma grande classe de compostos chamados polímeros. Os polímeros contêm longas cadeias de átomos de carbono feitas a partir de moléculas em ligações de cadeias pequenas, conhecidos como monómeros. Os químicos podem controlar as reações de polimerização, para que os polímeros finais contenham algumas dezenas a dezenas de milhares de moléculas ligadas umas as outras. O comprimento das cadeias de carbono nos polímeros afetam as propriedades físicas dele. À medida que as cadeias se tornam mais longas, os polímeros se tornam mais espessos, ou mais viscosos. Os químicos podem também fazer uma ligação cruzada de polímeros, de modo que as longas cadeias se liguem umas às outras através da adição de um plastificante. O PVA assumirá uma consistência de uma "geleca" na presença de uma pequena quantia de plastificante, como o boráx.

Instruções

Todos os plásticos são feitos a partir de polímeros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Preparando a solução

  1. Prepare a solução de PVA, medindo cerca de 4 gramas de PVA em uma balança e coloque-o em um recipiente de vidro ou garrafa. Coloque cerca de 96 ml de água em um cilindro graduado de 100 ml e misture a água com o PVA. Coloque a garrafa na placa de aquecimento e deixe ferver lentamente por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar.

    Loading...
  2. Coloque cerca de 0,4 g de bórax, também conhecido como tetraborato de sódio, com cerca de 10 ml de água medidos em um cilindro graduado em um copo vazio. Agite a solução até o bórax se dissolver completamente

  3. Rotule as soluções como "4% PVA" e "4% bórax"

    Fazendo a Geleca

  1. Transfira cerca de 50 ml da solução de PVA a 4% para um copo de papel

  2. Coloque cerca de 2 ml da solução de bórax a 4% utilizando um cilindro graduado e adicione o PVA no copo de papel. Agite a mistura cuidadosamente com um palito de picolé.

  3. Transfira o conteúdo do copo de papel para um saco de plástico hermético. Feche o saco, esprema e amasse o conteúdo com as mãos até formar uma consistência uniforme. A geleca deve alcançar sua consistência final após amassar por alguns minutos

Loading...

Dicas

  • Você pode variar a consistência da geleca com a adição de mais ou menos bórax. Ela se tornará mais grossa, com quantidades crescentes de bórax, eventualmente alcançando uma consistência semelhante a da borracha.

Aviso

  • O bórax provoca irritação na pele e é letal se ingerido em quantidades superiores a 15 gramas. Use luvas de borracha e óculos de segurança é altamente recomendável. Mantenha o bórax e suas soluções longe de crianças e animais domésticos.
  • O PVA não é tóxico, mas pode pegar fogo facilmente. Não use-o perto do fogo.

O que você precisa

  • PVA
  • Balança de precisão
  • 2 recipientes pequenos de vidro ou frascos
  • Cilindro graduado de 100 ml
  • Placa de aquecimento
  • Bórax
  • Copo de papel
  • Palito de picolé
  • Saco de plástico hermético

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...