×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da borracha butílica

Atualmente, a borracha sintética é tão amplamente utilizada que muitas pessoas não percebem que a borracha é, na verdade, uma substância natural feita da seiva de árvores. Sintetizada pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, por necessidade, a borracha agora é utilizada em materiais como adesivos e lubrificantes. Devido às suas muitas vantagens, ela é usada sem restrições, mas esse tipo de borracha sintética também tem algumas desvantagens.

Primeiramente utilizada em câmaras de ar de pneus, a borracha butílica é atualmente usada em muitos outros produtos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

História

Antes dos anos 40, o polisopreno era a borracha mais comumente utilizada. Uma borracha natural, ele era isolado da seiva de seringueiras, uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas e cultivada em hortos na Malásia. Quando a Segunda Guerra mundial começou, os Aliados precisaram encontrar outra fonte de borracha, já que a Malásia havia sido conquistada pelo exército imperial japonês. Eles começaram a utilizar o poli-isobutileno, ou borracha butílica, o qual, ironicamente havia sido inventado por químicos na Alemanha. Os químicos norte-americanos o tornaram ainda mais útil quando fizeram uma ligação cruzada e copolimerizaram o isobutileno com uma pequena quantidade de isopreno.

Loading...

Aplicações

A borracha butílica foi utilizada amplamente em câmaras de ar de pneus antes do desenvolvimento de outras borrachas sintéticas. Agora, ela é utilizada principalmente em lubrificantes, adesivos e compostos de vedação. Ela também é usada para fazer bolas de basquete e máscaras antigás, por causa de sua baixa permeabilidade a gases.

Vantagens

A borracha butílica tem muitas vantagens que a tornam extremamente desejável em vários produtos sintéticos. Ela tem baixa porosidade em relação a solventes orgânicos e substâncias químicas reativas. Ela também é extremamente estável quimicamente e pode ser produzida a custos baixos.

Desvantagens

Uma desvantagem da borracha butílica é a sua pobre permeabilidade ao vapor d'água. Também foi observado que agentes de viscosidade a base de poli-isobutileno são instáveis a certas temperaturas que podem ser alcançadas quando expostos a massas lubrificantes de alta temperatura. O polímero se degrada como resultado da oxidação do óleo de base.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...