×
Loading ...

Como fazer velas que não se apagam

Fazer uma vela que não se apaga é um projeto divertido para brincadeiras de dia das bruxas, trabalhos de teatro, efeitos especiais para um filme de terror ou mesmo para uma travessura inofensiva. Imagine alguém não consegue soprar as velinhas em seu bolo de aniversário! Velas assim podem ser compradas em lojas especializadas, mas são fáceis de fazer e baratas, podendo ser feitas com materiais encontrados em casa.

Instruções

Uma vela comum (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de 20 cm de barbante e reserve. Diversos tipos de barbante podem ser usados, mas os barbantes com o interior de algodão são melhores. É recomendado que ele seja comprado em lojas especializadas na fabricação de velas.

    Loading...
  2. Coloque um pedaço de papel sobre uma superfície plana. Pegue um pequeno pedaço de magnésio e o esfregue na lima para fazer pó de magnésio. Deixe-o cair sobre o papel e junte o pó em um monte. Cerca de uma colher de sopa é o suficiente.

  3. Derreta em torno de 170 a 230 g de cera em uma panela no fogão. Ela precisa estar completamente derretida, como líquido.

  4. Afunde o barbante cortado na cera derretida na panela para cobri-lo com uma fina camada de cera. Remova o barbante coberto de cera da panela e deixe-o esfriar.

  5. Coloque o pó de magnésio na disposição de uma linha fina do comprimento do barbante. Passe o barbante coberto de cera sobre o pó de magnésio e o cubra bem. Aperte bem o barbante para que o magnésio se prenda bem nele.

  6. Coloque a cera derretida em um tubo vertical com uma das extremidades fechadas. Pode ser um tubo de papelão ou um molde de vela profissional. Preencha o molde até o topo e não deixe a cera esfriar.

  7. Mergulhe o barbante coberto de magnésio no molde de cera e o levante. Repita para cobrir camada sobre camada de cera até obter uma vela grossa. Certifique-se de deixar cerca de meio centímetro do barbante para fora de uma das extremidades da vela para servir como o pavio. Se desejar, amarre uma ponta do barbante em um palito de alguns centímetros de comprimento antes de cobri-lo, e, após isso, coloque o barbante coberto de cera no molde e deixe-o secar. O palito segura a ponta do barbante até a cera secar. Esse método requer certa experiência com fabricação de velas.

  8. Coloque a vela no suporte e acenda o pavio. Sopre a vela e a brasa do barbante continuará acesa, derretendo a cera, aquecendo o magnésio e reacendendo a chama. Ela reacenderá a cada vez que for soprada, até a vela estar derretida por completo e o barbante estiver queimado.

Loading...

Dicas

  • Para apagar a chama, mergulhe o pavio aceso na água para esfriar a brasa. Cuidado ao guardar a vela; deixe-a sempre em um lugar seguro, pois o pavio pode acender sem alguém estar vendo.

O que você precisa

  • Cera
  • Barbante (pavios de algodão funcionam bem)
  • Tesoura
  • Magnésio
  • Lima
  • Um tubo ou molde para velas
  • Panela de metal
  • Suporte para vela
  • Fósforos

Recursos

Loading ...
Loading ...