Como fazer velas de soja aromáticas
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Fazer velas de soja é diferente de fazer velas com outras ceras, além de ser uma arte perfumá-las com óleos essenciais verdadeiros (muito diferente dos óleos aromáticos), para garantir que a fragrância se una à cera. Com a prática, aprenderá a fazê-las facilmente. As velas de soja exigem medidas específicas, para assegurar que a cera macia será modelada adequadamente e que o perfume se adirá à cera de soja. Para se habituar com a feitura de velas de soja, pratique antes com velas de soja despejadas (que são colocadas em um refratário, onde devem permanecer enquanto queimam). Na verdade, se fazer velas de qualquer tipo for uma novidade para você, inicie-se na arte com um conjunto de fazer velas de soja, encontrados em lojas de artesanato, antes de se aventurar a fazê-las por conta própria.
Step 1
Escolha a cera de soja de acordo com o modo de feitura: ela pode ser moldada (para ficar em pé sozinha) ou despejada em um refratário. A cera de soja para velas moldadas precisa ser mais dura do que a cera para velas despejadas. O vendedor poderá lhe dizer qual é qual. Geralmente, as velas de soja que ficam em pé sozinhas feitas em casa são pequenas. As comerciais, que são maiores, utilizam equipamentos especiais, para fazer com que a cera macia seja trabalhada em tamanhos maiores.
Step 2
Derreta a cera a 80 ºC. Faça banho-maria em um pote de vidro ou utilize um pote especial para fazer velas, encontrado em lojas para artesanato, que pode ser colocado dentro de uma panela grande com água para derreter.
Step 3
Acrescente o corante. Na feitura de velas, a cera, de vez em quando, tem problema para se unir ao corante, por isso acrescente o tipo de corante que quiser. Se for utilizá-lo líquido, sacuda bem antes de colocar na cera derretida. As instruções do corante para velas dizem a quantidade a ser utilizada, de acordo com o tamanho da vela.
Step 4
Misture a cera com o corante por pelo dois minutos, utilizando um batedor, para fazer com que o corante se una à cera de soja. Nesse ponto, pode-se acrescentar o inibidor UV, para que as velas não desbotem sob a luz do sol ou de lâmpadas fluorescentes fortes. Siga as instruções da embalagem.
Step 5
Acrescente óleos essenciais verdadeiros. A quantidade necessária é menor do que se fosse utilizar um óleo aromático, geralmente 1/4 da quantidade requerida. A cera de soja costuma pedir 25 ml de óleos aromáticos artificiais para 450 ml de cera derretida; portanto, ajuste a diferença para o óleo essencial.
Step 6
Certifique-se de que a temperatura seja de pelo menos 80 ºC, para permitir que o óleo se una, mas não superior a 85 ºC. O óleo se dissipa quando está muito quente e não sobrará muito na vela endurecida. Mexa por pelo menos dois minutos, com o batedor, para garantir que os óleos se unam à cera.
Step 7
Borrife silicone, se for utilizar moldes metálicos, para a feitura de velas que ficam em pé sozinhas. Pule esse passo se for utilizar formas para velas despejadas.
Step 8
Prepare o pavio dentro do molde. Uma opção é amarrar o pavio em um lápis e colocá-lo transversalmente sobre o molde ou refratário, com o resto do pavio pendendo até o fundo do recipiente. Se o pavio parecer precisar de peso para se manter reto, poderá mergulhá-lo na cera derretida e deixar esfriar, enquanto o segura esticado, antes de colocar no molde ou refratário.
Step 9
Despeje a cera. Reduza a temperatura para ficar entre 35 e 45 ºC. Fazer velas de soja inclui despejar a cera na temperatura correta, para reduzir a aparência embaçada que as velas de soja costumam adquirir. Se despejá-la quente demais, ela endurecerá de modo desigual no topo. A vela ainda queimará direito, mas não ficará tão bonita. Embora isso não seja essencial, trabalhar com os moldes mornos, um pouco acima da temperatura ambiente, pode ajudar na hora de despejar. Não pode ser frio e nem, certamente, quente.
Step 10
Esfrie a vela. A feitura das velas de soja rejeita o "resfriamento rápido" que os outros tipos de cera sugerem. Deixe as velas de soja esfriarem naturalmente, sem apressar o processo (com truques como mergulhar os moldes em água gelada), para evitar que a nova vela de soja rache.
Step 11
Corte o pavio para ficar com cerca de 6 mm. Deixe curar por pelo menos 24 horas. Remova do molde, se a vela for do tipo moldada.
Referências
Dica
- Se a vela endurecer com uma aparência desigual ou granulada no topo, aqueça-o ligeiramente, com um secador de cabelos, para amolecê-lo e nivelá-lo. Deixe curar novamente durante 24 horas.
Advertência
- Nunca derreta cera em locais onde não consiga controlar a temperatura. A cera pode pegar fogo sem aviso assim que atingir o ponto de inflamação.
- Nunca deixe um objeto inflamável, ou latente, sem supervisão.
- Os pais são responsáveis por quaisquer atividades que envolvam os filhos pequenos.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images