Como fazer velas artesanais com pavios de madeira

••• Image by Tim & Mary Vidra

Pavios de madeira são fáceis de acender e são conhecidos por sua qualidade natural para queimar, pela versatilidade para uso com diferentes tipos de cera e pelo fogo crepitante que emitem quando acesos. E o melhor de tudo é que eles não são difíceis de fazer e você ainda economiza um dinheirinho — ou seja, sobra mais para investir em cera e outros suprimentos.

O que você vai precisar

Para os pavios: Pavios de balsa, 1/4 x 1/16 x 32 polegadas Tesoura Azeite de oliva Prato razo Papel toalha Guias de pavio de madeira

Dica: *Tanto madeira macia quanto dura podem ser usadas para fazer pavios de vela. Pavios de balsa são palitos longos e leves próprios para artesanato e podem ser encontrados na maioria das lojas de artesanato e hobbies. Eles são econômicos e vêm em diferentes tamanhos, que podem ser transformados em pavios de madeia utilizando este método.

Para as velas: Jarras de vidro Cera adesiva Parafina, cera de abelha ou de soja Béquer ou contêiner metálico Luvas à prova de calor, pegador de panela ou luvas de forno Tigela grande * Pinça de cozinha

Passo 1: Corte a madeira

Image by Tim & Mary Vidra

Para fazer os pavios de madeira, recorte o palito de balsa no tamanho desejado. Se estiver fazendo os pavios para um projeto específico, corte a madeira mais ou menos 2,5 cm maior que a altura da jarra da vela que você fará.

Passo 2: Embeba e cubra a madeira

Image by Tim & Mary Vidra

Embeba a madeira de balsa em azeite de oliva por 20 minutos, então remova os palitos e limpe-os com papel toalha. O azeite cobre e se infiltra na madeira, o que ajudará a melhorar a qualidade da combustão quando a vela for acesa.

Passo 3: Coloque os palitos nas guias

Image by Tim & Mary Vidra

Encaixe os palitos tratados com azeite de oliva nas guias de pavio, e eles estarão prontos para uso em seu próximo projeto de velas caseiras.

Passo 4: Prenda as guias na base das jarras de vidro

Image by Tim & Mary Vidra

Utilizando cera adesiva, pressione a guia de pavio no fundo da jarra de vidro. O adesivo ajudará a manter o palito centralizado depois que a cera for despejada.

Dica: Potes de vidro dos mais variados tipos servem perfeitamente para confeccionar velas caseiras. Jarras de geleia, de compota, etc. podem ser utilizados nos seus projetos sem problemas.

Passo 5: Corte a cera para derretê-la

Image by Tim & Mary Vidra

Corte blocos de cera em pedaços e coloque-os em um béquer ou recipiente metálico. Tendo a segurança dos alimentos em mente, utilize um contêiner especialmente para seus projetos de artesanato e de confecção de velas artesanais. Um copo de vidro medidor resistente ao calor também serve contanto que você não o utilize como utensílio de cozinha.

Passo 6: Aqueça e derreta a cera

Image by Tim & Mary Vidra

Aqueça a cera em uma fonte de calor equivalente ao fogo médio-alto. Você pode usar uma chapa elétrica ou fazê-lo em banho-maria até que a cera derreta até virar um líquido transparente. Não toque o vidro quente. Nesse ponto, adicione algumas gotas do seu óleo de fragrância para velas se desejar.

Passo 7: Aqueça as jarras

Esquente as jarras de vidro antes de despejar nelas a cera líquida. Isso ajudará a evitar irregularidades na aparência final da sua vela. Para aquecê-las, ponha-as numa pia ou tigela, cubra-as com água quente e retire-as com uma pinça. Seque completamente o interior delas antes de despejar dentro a cera derretida.

Passo 8: Despeje a cera nas jarras

Image by Tim & Mary Vidra

Usando luvas à prova de calor, pegador de panela ou luvas de forno, lentamente derrame a cera líquida quente no centro da jarra, cobrindo o pavio de madeira e preenchendo o pote até o começo do bocal. Deixe a cera resfriar e endurecer completamente.

Passo 9: Corte os pavios

Image by Tim & Mary Vidra

Quando estiverem frios, corte os pavios de madeira 1 cm acima da cera, e eles estarão prontos para ser usados.

Dica: Recortar os palitos muito perto da cera vai deixar a vela difícil de acender.

Passo 10: Acende a vela

Image by Tim & Mary Vidra

Acenda os pavios de madeira. Sempre mantenha as velas acesas à vista e tenha cuidado ao manusear recipientes de vidro depois que uma vela foi acendida neles.

Velas são boas ideias de presentes e podem ser feitas com antecedência para ser usadas como presente de última hora quando for necessário.

Mais recentes

×