Tipos de movimentos no futebol

Escrito por brittany akre | Traduzido por ana clara bernardo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de movimentos no futebol
O futebol é um esporte muito ativo (soccer image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

No futebol, o atacante, o jogador com a bola, usa técnicas e habilidades para se mover além da defesa, mantendo a posse da bola. Os atacantes usam estas técnicas para mover a bola pelo campo. Uma vez no final dele, os jogadores vão chutar em uma tentativa de marcar contra a equipe adversária. Com prática e repetição, as técnicas de futebol serão desenvolvidas em movimentos naturais que os jogadores podem usar em uma partida.

Drible controlado

Use um drible controlado quando tiver pouco espaço ou um zagueiro estiver próximo. Antes de executar um movimento, use esta técnica para manter a bola sob controle. De acordo com Tim Schum, em seu livro "Coaching Soccer", esta habilidade tem uma extrema importância no futebol. Para realizá-la, empurre a bola em diagonal para a frente com a parte externa de um dos pés e depois na diagonal para a frente com o interior do mesmo pé. Schum afirma que não se deve empurrar a bola para a frente mais do que 30 cm por vez.

Drible de velocidade

Schum afirma: "É importante atacar um espaço aberto em um ritmo acelerado sempre que a oportunidade estiver disponível". Isso lhe permite mover a bola pelo campo de forma rápida e com velocidade. Também use este movimento para correr para longe da defesa ao passar por ela. Para realizar esta técnica, use o topo do pé para empurrar a bola para a frente de 60 a 90 cm de cada vez. Ao chutá-la para a frente, corra com muita velocidade, explodindo no espaço aberto ou longe de um jogador de defesa.

Defendendo a bola

Use esta técnica para evitar que um jogador roube a bola. Quando não há algum companheiro para passar, proteja a bola até que uma opção disponível se abra. Também proteja-a de um zagueiro, enquanto ela rola para fora dos limites do campo, se a equipe adversária tiver tocado por último nela. Se feito corretamente, o seu time vai ganhar o lançamento lateral ou escanteio, dependendo de em que parte do campo a bola saiu.

Para aplicar esta técnica, coloque o seu corpo um pouco de lado, entre a bola e o jogador adversário. Use o pé que estiver colocado na frente para protegê-la. De acordo com Schum, você deve ter todo o seu peso sobre o pé de trás, que estiver mais próximo do zagueiro, usando seu corpo para impedir o jogador de roubar a bola.

Tesoura

Realize este movimento para fazer o zagueiro se mover para uma direção enquanto você corre a toda velocidade por outra. Ele pode ser usado em qualquer área do campo para passar por um jogador quando estiver atacando. De acordo com Schum, corte para trás do zagueiro ao passar por ele. Isso vai lhe dar uma melhor chance de evitar a perda da bola.

Schum afirma que para realizar este movimento deve-se começar com os dois pés em um lado da bola. Pegue o pé mais próximo da bola e circule em torno da metade da frente da bola até ter atingido o lado oposto. Agora vá para frente, colocando todo o seu peso sobre o mesmo pé que circulou a bola. Isso fará com que o jogador se mova defendendo nessa direção. Agora circule o interior do pé oposto em torno da metade traseira da bola. Em seguida, use a parte externa deste pé para empurrar a bola na diagonal para fora.

Arrastando de volta e virada em gancho

Utilize esta manobra para mudar a direção da bola, passar para alguém atrás ou mudar o ponto de ataque. A primeira parte usa a base do pé no topo da bola para rolá-la. À medida que a bola é arrastada para trás, gire o corpo a 180º com a bola.

Semelhante ao primeiro movimento, a volta em gancho permite fazer um giro de 180º com a bola. Desta vez, use o interior do pé para empurrar a lateral da frente da bola, levando-a para trás ao girar.

Chute falso

Isso requer um chute falso, a fim de explodir em outra direção passando da defesa. Esta técnica é comumente usada dentro ou ao redor da grande área. Ela exige que você puxe a perna para fingir um chute. Logo antes de atingir a bola, empurre-a para fora com a parte externa do pé, passando pelo lado do zagueiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível