Tipos de chutes no futebol

Escrito por rogue parrish | Traduzido por ana clara bernardo
Tipos de chutes no futebol
David Beckham se prepara para fazer um chute com o lado interno no peito do pé (Stephen Dunn/Getty Images Sport/Getty Images)

Sem a oportunidade de usar suas mãos como um jogador de futebol, chutar fornece um meio de avançar a bola para um drible, passe ou remate. Quanto mais tipos de chutes você dominar, mais armas terá durante um jogo. Jogadores como David Beckham do LA Galaxy construíram suas carreiras praticando chutes para alcançar um passe de 36 m ou mais distante em um piscar de olhos. Você pode trabalhar contra uma parede, com uma máquina que atira as bolas ou com um amigo para praticar vários tipos de chutes.

Chute pontapé

O chute pontapé, ou por dentro do pé, permite mandar um passe curto de alta precisão a um companheiro. Os jogadores usam este passe em 70% dos jogos, escreve Jin Wang, coordenador de informações de treinamento na Universidade do Estado de Kennesaw, na Geórgia, em seu livro "Futebol de Forma Fácil". Bata na linha central da bola com a parte interna da planta do pé, chutando perpendicularmente e usando o pé quase como um taco de golfe.

Chute com o peito do pé

Esse estilo depende da superfície superior do seu pé, também chamado de "os laços". Usado principalmente para tentar um gol, o chute com o peito do pé implica correr direto para a bola, colocar o seu pé de apoio ao lado dela e balançar a perna chutando rapidamente para a frente. Bata na bola com a parte superior, mantendo os tornozelos firmes.

Quando utilizado por iniciantes, o chute com o peito do pé pode ser impreciso, então um passe rápido muitas vezes é a melhor escolha, de acordo com o treinador Alan Hargreaves em "Habilidades e Estratégias para Treinamento de Futebol." Exercícios de passes longos com um parceiro parado e mais tarde um em movimento pode ajudá-lo a trabalhar o chute com o peito do pé.

Lado interno

Para passes ou chutes de longa distância, este chute funciona bem, oferecendo mais área de contato do pé e controle regular dos chutes. Corra até a bola em um ângulo de 45º, coloque o seu pé de apoio ao lado e atrás da bola, batendo nela com o lado interno do seu peito do pé e chutando com uma força apropriada para ela chegar ao seu destino. Fique com o tornozelo o mais firme possível.

Chute com o lado externo

Se quiser surpreender e enganar o seu adversário, o que é muito melhor do que dar um chute impulsivo, use o lado de fora do seu pé. Wang diz que este passe é mais provável de ser usado e masterizado a nível profissional. Enquanto normalmente usado como um passe curto para companheiros nas proximidades, ao dominá-lo você também pode empregar o chute externo para marcar, chutes de canto ou à distância. Faça uma longa abordagem e bata na bola com a parte externa do pé, mantendo o tornozelo firme.

Bicudo

Enquanto treinadores normalmente tentam afastar os jovens jogadores de bicudos, eles oferecem uma outra maneira de mover a bola enganosamente. Se quiser ter a bola percorrendo uma distância curta para um chute ou passe, passe rapidamente o centro da bola com a ponta de seus dedos do pé, usando um movimento rápido.

Com o calcanhar

O chute de calcanhar para trás ganha pontos e estilo por seu charme e pode ser tão eficaz quanto qualquer outro passe, pois o defensor não pode vê-lo bem. Na verdade, dada a sua imprevisibilidade, um chute de calcanhar bem colocado para a frente qualifica um bom número de gols. Passe o pé sobre a bola e toque para um companheiro de equipe usando o calcanhar.