Mais
×

8 Grandes erros cometidos por funcionários inexperientes

Evite erros que podem comprometer o trabalho
Getty Images

Introdução

Então você finalmente entrou para o "mundo real" e conseguiu o primeiro emprego. Parabéns! Antes de mergulhar no trabalho, existem algumas armadilhas que devem ser evitadas. Leia o artigo para aprender sobre os oito maiores erros que os profissionais inexperientes costumam cometer.

Demonstre confiança ao falar
Getty Images

O medo de falar

Independente de estar pedindo um aumento, uma folga ou simplesmente expressando uma opinião, é importante se impor no trabalho. Quanto mais confiança transparecer, mais você será aceito e, se o fizer de forma respeitosa e profissional, será admirado por sua proatividade. Conheça o seu valor e não deixe que a idade ou inexperiência determinem a forma como é tratado.

Evite beber demais em uma festa de trabalho
Getty Images

Beber demais em comemorações do trabalho

Não importa o grau de descontração do ambiente de trabalho, não seja tolo de pensar que é possível divertir-se sem limites em festas de final de ano e outros eventos. Não é problema descontrair e aproveitar para conhecer os colegas fora do ambiente de trabalho — na verdade, é ótimo para estreitar relacionamentos — mas mantenha certa sobriedade. Não há nada pior que acordar no dia seguinte a uma festa de trabalho arrependendo-se de algo dito ou feito.

Dedique-se ao trabalho
Getty Images

Distrações

Pode parecer que ninguém observa o que você faz durante o dia, mas a maioria dos profissionais em início de carreira sentará em um local com o monitor visível a todos que passarem por ali. Por isso, é importante limitar o tempo gasto em sites de relacionamento, e-mails pessoais e outras páginas que não tenham relação com o trabalho. Mesmo que o chefe pareça não se importar, ele não gostará de um empregado que se preocupa mais com as redes sociais do que com o trabalho em si.

Use roupas sóbrias
Getty Images

Vestir-se de forma inadequada

Às vezes, pode ser difícil ser levado a sério como um profissional inexperiente. Uma coisa que poderá ajudar ou atrapalhar é a apresentação. Ao vestir-se de forma provocante, jovial ou informal, você poderá passar uma impressão errada para os colegas. Só porque você comprou aquela camisa descolada, não significa que o escritório é o lugar para usá-la. Se quiser ser levado a sério, vista-se de forma adequada.

Os contatos profissionais são muito importantes
Getty Images

Não fazer contatos

Sim, trabalhar duro e ser visto como um funcionário dedicado é vital para o sucesso profissional, mas as relações profissionais também são importantes para conseguir um novo trabalho ou uma promoção. Muitos jovens têm receio de fazer contatos e com isso parecerem ambiciosos demais, mas isso faz parte do mundo empresarial. Uma boa forma de começar é perguntando aos superiores quem eles sugerem como guia de carreira.

Mantenha-se neutro em fofocas e reclamações
Getty Images

Fofocando no trabalho

Enquanto os contatos são a forma certa de construir relacionamentos, as fofocas são o contrário. Solidarizar-se com as queixas de trabalho pode ser ótimo para criar um vínculo, mas é um hábito perigoso e poderá causar atritos com outros colegas. Se alguém resolver fofocar ou reclamar, evite unir-se e permaneça neutro. É melhor não fazer inimigos no trabalho se quiser manter seu emprego por bastante tempo.

Chegue cedo no trabalho
Getty Images

Atrasos

A aparência é tudo. Você pode ser o funcionário mais dedicado no escritório ou até levar trabalho para casa, mas se mantiver uma rotina de atrasos, passará a impressão de ser preguiçoso. As pessoas notam quem fica até tarde e quem chega cedo, e formarão uma opinião sobre você, seja condizente com a realidade ou não. Uma boa reputação é vital para permanecer à frente. Os atrasos parecem insignificantes mas podem depreciar aos poucos toda a dedicação que você investiu.

Seja humilde no trabalho
Getty Images

Sentir-se superior

Agir com confiança demais é um problema comum nos profissionais inexperientes. Às vezes é difícil para os recém-formados entender a transição de universitários seniores a "calouros" profissionais. Agora que você saiu da bolha acadêmica, é preciso lembrar-se de ser humilde e saber o seu lugar na empresa. Ter se graduado com honras não significa ser bom demais para fazer fotocópias e essa atitude prejudicará a chance de uma possível promoção.